Em um mercado competitivo, garantir a satisfação do seu consumidor é essencial para o sucesso de seu e-commerce. Pensando nisso, trouxemos para você a estratégia Customer Centricity, você já ouviu falar?

Customer Centricity, é exatamente o que o nome sugere, uma estratégia de negócio completamente centrada no cliente, colocando suas necessidades a cima de tudo. Ou seja, o famoso “o cliente sempre tem razão”.

Quer um exemplo? Imagine que um cliente te procura para comprar algo que sua loja não fornece, mas ao invés de terminar a conversa por ali, você sugere para ele lojas onde ele encontrará o que procura. Por que fazer isso?

Seu motivo para essa atitude é simples:  uma empresa com foco no cliente preocupa-se muito mais com a experiência positiva do consumidor, do que com a vende de um produto ou serviço.

No Customer Centricity, o primeiro momento de contato com o usuário, suas diferentes etapas da jornada de compra e até o pós-venda, são pensados de uma maneira que o cliente se sinta à vontade com a sua marca em todos os sentidos.

Qual a importância do Customer Centricity

O principal objetivo da técnica é aumentar a taxa de fidelização do seu negócio. Atualmente, o mercado exige que as empresas se adaptem rapidamente, não hesitando em deixar planejamentos para trás, se o perfil do consumidor indicar uma outra necessidade.

Portanto, ao colocar seu cliente em primeiro plano, você terá mais chances de criar uma rede de consumidores fiéis e satisfeitos, estabilizando seu e-commerce como uma marca de confiabilidade e qualidade.

Não se esqueça, procure experiências memoráveis! Quando sua marca se destaca das outras na memória do consumidor, não tenha dúvida que ele voltará a comprar nela.

Só não se esqueça que o outro lado da moeda também é valido, basta uma experiência negativa para que o cliente repense a decisão de comprar com a sua marca no futuro: de acordo com algumas pesquisas, 58% dos usuários não voltam após uma experiência ruim!

Veja também: Cinco dicas para construir relacionamentos com os clientes utilizando mídias sociais.

Mas como aplicar?

As principais dicas para um bom planejamento de Customer Centricity são:

  • Obviamente, tenha uma liderança visivelmente focada no cliente;
  • Possua colaboradores que conhecem e entendem o perfil de cada consumidor;
  • Ouça seus clientes! Eles são mais claros em suas necessidades do que você pensa;
  • Promova uma jornada de compra mapeada e compreensível para todas as áreas;
  • Utilize métricas para acompanhar o engajamento do público;
  • Encoraje SEMPRE os clientes a darem feedback.

Após colocar em ação seu planejamento estratégico voltado para a experiência do consumidor, é fundamental continuar focado em seu objetivo: fidelização. Não deixe de acompanhar o desempenho das suas estratégias!

Além disso, não se esqueça que o conceito de Customer Centric é pensado a longo prazo, os resultados mais nítidos só aparecerão após um grande período de fidelização e fortalecimento do relacionamento com o cliente.

Ficou animado para saber mais sobre estratégias de Customer Centricity? Venha conversar com a gente! Estamos sempre prontos para levar seu e-commerce cada vez mais longe! 😉