Dicas para ter uma loja virtual eficiente e competitiva

Dicas para ter uma loja virtual eficiente e competitiva

O comércio eletrônico brasileiro não tem parado de crescer nos últimos anos. Como já falamos aqui no blog, o e-commerce passou a perna na crise e cresceu mesmo em momentos difíceis. Agora, com a economia já praticamente retomada, é esperado que o volume de vendas chegue na casa dos 69 bilhões de reais em 2018.

Este sucesso já foi percebido por muitos e impulsiona muitas pessoas a apostar na criação de uma loja virtual. No entanto, desde o início algumas dúvidas podem surgir: “no que preciso investir?”, “o que vou vender?”, “quais formas de pagamento ofereço?”, entre outras coisas.

Por isso, a Projetual trouxe algumas dicas básicas para quem está começando agora. Todas elas já são bem conhecidas pelas agências de marketing digital. No entanto, quem está pensando em levar o marketing da empresa “nas costas”, algo geralmente necessário no começo, elas são imprescindíveis.

Não poupe com Layout

Você pode até pensar que “aparência não importa” e que a qualidade de seus produtos e o preço são mais importantes. Pode até ser, mas qualquer visitante de sua loja virtual vai certamente se deixar levar pelo layout que ela tem.

Ter um bom site, bonito e responsivo, é como um bom cartão de visita. Causa uma boa impressão e, acima de tudo, transmite confiança. Portanto, não poupe com o layout.

Seja encontrado

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas esquecem que, na internet, ser encontrado depende de várias atitudes. É sempre uma boa investir em Google Ads. O programa da Google, inclusive, está lançando o Smart Ads, focado para pequenos empreendedores garantirem resultados diretos, como mais visitantes em sua loja, mais ligações, entre outras coisas.

Portanto, é importante pensar numa série de estratégias que irão fazer sua loja virtual ser encontrada. Caso algum cliente queira entrar em contato com a empresa, tenha certeza de que o site oferece um número de telefone, de preferência WhatsApp, e um contato de e-mail.

Não complique

Já falamos aqui no blog sobre as dificuldades do e-commerce. O maior número de desistência de compras está na hora de finalizar, já que muitas lojas costumam deixar esse processo bastante demorado, pedindo vários dados e informações diferentes.

O ideal é que, dentro de um e-commerce, toda e qualquer compra possa ser realizada com a menor quantidade de cliques possível. Uma das coisas que, atualmente, está sendo cada vez mais implementada para resolver o problema da finalização de compra é o processo de compra por 1 clique.

Ofereça o maior número de formas de pagamento possível

Variedade é algo que atrai muito as pessoas. Oferecer um grande número de formas de pagamento, de boletos, cartões até o PayPal é um grande chamariz. Uma boa ideia também é oferecer descontos para quem está disposto a pagar via boleto bancário.

Lembre-se que para oferecer a opção de pagar com o cartão de crédito é importante ter um site seguro, no mínimo com selo SSL (identificado pelo HTTPS na URL do site). Inclusive, ter um site seguro já é um requisito para ficar bem posicionado no Google, como já falamos aqui.

O frete pode contar muito

O frete é uma taxa extra que, muitas vezes, pode fazer com que pessoas desistam da compra. É importante oferecer opções baratas e mais rápidas possíveis.

Uma estratégia que tem trazido muitos resultados para empresas tem sido a do frete grátis. Pode ser um grande chamariz que faz valer a pena o investimento.

Esclareça bem como funcionará a entrega

Para não gerar pontos negativos com o consumidor depois que ele faz a compra, seja bem claro sobre como as coisas funcionam com sua loja. A entrega é algo que, para os clientes, pode causar muita dor de cabeça.

Lembre-se de ser bastante sincero e claro, para não abrir brechas para reclamações. Também seja bem claro sobre políticas de trocas e devoluções.

Estratégias extras contam

Você vai perceber que o fluxo e voluma de vendas nunca será exatamente o mesmo para sua loja virtual. Por isso, é importante ter algumas cartas na manga para momentos difíceis.

Uma dessas estratégias é a dos cupons de desconto. Já falamos aqui no blog que elas funcionam muito bem e podem ser ideais para fazer um cliente comprar mais de uma vez na loja virtual.

Não trabalhe sozinho sempre

Falamos no começo deste texto que, no início de qualquer negócio, é comum que os empresários trabalhem sozinhos. No entanto, quando as coisas começam a dar certo e o trabalho acumula, é importante ter bons profissionais por perto para lidar com setores sensíveis e dinâmicos, como o do marketing digital.

Agências especializadas no assunto, como a Projetual, com seus mais de 15 anos de experiência, são experts nas ferramentas e estratégias necessárias para criar uma boa loja virtual. Portanto, quando precisar de ajuda, procure quem sabe.

Se você estiver com mais dúvidas sobre como ter uma boa loja virtual, converse conosco. Nosso maior interesse é fazer o seu negócio dar certo! 😉


Por redação Projetual.