Trabalhar com gestão de pessoas é um trabalho árduo, principalmente para gestores de empresas de pequeno porte. Além dos conhecimentos e habilidades necessários para a administração dos negócios, o microempreendedor precisa saber sobre como gerir equipes pequenas da melhor forma.

Nem sempre é necessário um RH super estruturado para que sua companhia esteja em dia e realize uma gestão de pessoas eficiente. Seja você o responsável por essa tarefa.

Para saber como equipes enxutas podem entregar resultados grandes, continue lendo.

1. Design é a alma do negócio

Muitas vezes para um cliente a primeira impressão sobre seu negócio é a que fica. Um design de qualidade passa profissionalismo e segurança. O cliente sentirá que seus produtos, assim como a imagem de sua marca, são frutos de talento e trabalho duro.

Procure criar algo bonito e robusto, mesmo que tenha trabalho manual nos seus bastidores. Um dos principais fatores decisivos na hora da compra é o que o seu usuário vê e sua experiência de compra na plataforma.

Veja também: UX Design – como entender seus clientes e converter vendas.

2. Impressione seus clientes com estratégias simples

Muitas vezes menos é mais, ainda mais quando você conta com uma equipe de trabalho reduzida. Não foque seus esforços em criar um sistema complexo e automatizado, mas sim em algo que vai gerar muito valor para o seu público.

Procure automatizar apenas gatilhos necessários, que irão impactar diretamente na experiência do usuário. Como notificações, por exemplo, quando bem pensadas e customizadas, geram um impacto muito positivo.

Ferramentas como Hubspot ajudam a criar estes gatilhos usando informações personalizadas do seu cliente. Cada momento tem o seu nível de relação. É preciso levar em consideração o mindset esperado do seu cliente para personalizar a experiência dele.

Veja também: Como melhorar o relacionamento com seus clientes no e-commerce.

3. Ofereça um atendimento Omnichannel

As mídias sociais estão aqui para facilitar nossas vidas, oferecendo diferentes pontos de contato com o cliente em potencial. Ele pode chegar até você de diferentes lugares, como email, chat online, Facebook, Instagram.

A Intercom, por exemplo, permite que você atenda a um usuário de maneira integrada e automatize respostas para perguntas frequentes, conseguindo atender diferentes pessoas ao mesmo tempo. Ou, até mesmo, receber agendamentos de reuniões feitas por prospects, sem nenhum esforço seu.

Todos estes aspectos trazem uma agilidade que será percebida pelo cliente, e mais uma vez irá passar segurança. Começar com uma estrutura enxuta é muito desafiador, mas com um bom planejamento e auxílio da tecnologia, é possível escalar e crescer.

Gostou de nossas dicas? Se você precisar de uma ajudinha entre em contato conosco, nós sempre encontramos a melhor solução para a sua empresa!

Com informações de ecommercenews.