Dicas para um pós-venda eficiente

Dicas para um pós-venda eficiente

Quando o assunto é pós-venda, o que sua empresa tem a oferecer? Se você não sabe o que responder, esse post é para você.

Após meses de intenso trabalho para realizar vendas, muitas empresas abandonam os clientes e esquecem que um trabalho de acompanhamento dessa venda é fundamental para estreitar laços, fidelizar clientes e realizar novas compras.

Mas o pós-venda não se resume à fidelização de clientes e a oferta de novas compras. Quer saber qual a importância do pós-venda e suas vantagens? Então acompanhe o post de hoje!

O que é o pós-venda?

Para entender as vantagens do pós-venda, devemos, primeiro, entender o seu conceito. Resumidamente, o pós-venda é um conjunto de estratégias realizadas após a compra com o objetivo de manter o cliente, agregar valor a sua marca e, claro, criar um relacionamento vantajoso para marca e cliente.

Quais as principais estratégias?

Sabe aquele e-mail que você recebe depois de realizar uma compra pela internet, aquele perguntando o que você achou da experiência e oferecendo produtos semelhantes que você pode se interessar?

Por mais simples que seja, é uma das primeiras e mais comuns estratégias de pós-venda: mostrar interesse pelo cliente e conhecer melhor o seu gosto e comportamento.

Porém, o pós-venda vai além de disparos automáticos de e-mails. É aqui que o contato com o cliente passa a ser mais próximo, conferindo se o produto já foi recebido, se atendeu às expectativas do cliente, se houve atrasos na entrega, se o produto chegou em boas condições, e etc.

Atenção com o atendimento

Além das estratégias mais assertivas do tópico acima, não esqueça da importância do atendimento humanizado (principalmente para resolver problemas) e nas possibilidades de trocas e devoluções, que devem receber atenção redobrada pois também envolve estoque e logística.

Quais os resultados de um pós-venda eficiente?

Reforçando a informação do início do texto, os principais objetivos do pós-venda é fidelizar clientes e aumentar a recompra. Um cliente satisfeito com o atendimento prestado é um cliente que com certeza voltará a realizar compras com sua loja e também indicará seus produtos e serviços.

  • Fideliza o cliente: aliado com as estratégias de venda, um bom pós-venda fideliza o cliente que enxerga valor em sua marca, sabe que será bem cuidado e que não tem motivos para comprar com a concorrência.
  • Melhora sua reputação: um dos principais motivos de reclamação na internet é o atendimento e falta de cuidados e atenção com o cliente. Portanto, um atendimento próximo e atencioso é uma forma eficiente de melhorar sua reputação nas plataformas digitais e destacar a sua marca.
  • Transforma clientes em promotores: um cliente satisfeito desenvolve uma conexão tão forte com uma marca que a divulga espontaneamente nas redes sociais.
  • Reduz custos: um cliente fiel é um cliente que ajuda na redução de custos, visto que você não precisa investir em estratégias de atração.

Com essas dicas, você tem tudo para fortalecer o relacionamento com os seus clientes e agregar valor a sua marca. Mas, se você ainda tem dúvidas e precisa de ajuda para melhorar a sua estratégia de pós-venda, fale conosco! Teremos prazer em ajudar.

Imagem – fonte: Negócio foto criado por senivpetro – br.freepik.com

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