Dicas para vender mais usando o WhatsApp

ZA-PE-AR. Quando uma ferramenta cria um verbo, minimamente ela precisa ser levada em consideração – sabemos que é uma palavra específica de um nicho, mas ela existe. Então, que tal aproveitar a força desse app capaz de ser neologista* para alavancar as vendas da sua empresa?

Atualmente mais de 100 milhões de pessoas no Brasil utilizam o Whats e, mais que isso, o consideram fundamental e o mantém sempre na tela principal dos smartphones, ou seja, temos uma oportunidade ou não temos? Temos!

Pensando nisso, hoje listaremos algumas dicas para você utilizar a ferramenta em prol da sua marca.

Antes de tudo, tenha alguém sempre disponível para responder

É muito melhor você não divulgar um atendimento Whats do que divulgar e não ter alguém para responder as pessoas na hora em que elas precisam. Não, você não precisa estar disponível 24 horas por dia, até porque você pode estabelecer um horário de atendimento via o app, no entanto, não deixe as pessoas esperando, seja num trabalho de venda, de SAC ou de prospecção no Whats.

Tráfego

Uma das grandes questões do marketing digital é gerar tráfego. Com isso queremos dizer que, num ambiente tão cheio de distrações como a web, manter o usuário o maior tempo possível em seus canais é fundamental. Dessa maneira, o Whats da sua empresa não precisa servir apenas como SAC, ele pode ser uma poderosa arma para levar os usuários à sua loja virtual, por exemplo. Já pensou em dar descontos para quem tiver um cupom específico que só se consegue no WhatsApp? Pois é!

Divulgue

Se você abriu um canal de atendimento pelo Whats, divulgue em todas as outras plataformas que agora você o tem, só assim as pessoas saberão. Vale mandar emkt, fazer post no FB e no Instagram, vídeo no Snapchat, enfim, espalhe a notícia.

Não se torne SPAMMER

Tenha empatia, ou seja, pense o seguinte: você gostaria que, do nada, uma empresa desconhecida começasse a te mandar mensagens via Whats sem a sua autorização prévia? Não? Pois a maioria das pessoas também detestariam. Normalmente pode ser uma boa estratégia começar a utilização do WhatsApp a partir da captação de leads em algum outro canal da sua empresa, como uma landing page de alguma promoção por exemplo, assim você poderá pelo menos iniciar uma conversa com um gancho: “Oi, Fulano, você se cadastrou em nosso site para a promoção tal e queremos te avisar que temos outra muito parecida acontecendo essa semana…”. Não soa muito melhor?

Não crie Grupos

A forma correta de fazer WhatsApp Marketing tem algumas regrinhas de etiqueta, mas saiba que talvez a principal seja esta: não crie Grupos de clientes para envios de mensagens em massa! Quando você cria um Grupo, todas as pessoas que interagem recebem os alertas, o que é invasivo (e chato). Crie uma Lista de Distribuição que, dentro do possível, protege um pouco mais a privacidade dos seus clientes.

Sim, sabemos que para criar uma Lista de Distribuição você tem que estar nos Contatos dos seus clientes, mas existem algumas “iscas digitais” que podem tornar isto possível.

Gostou das nossas dicas? Temos inúmeras outras na cabeça de cada profissional aqui da agência. Venha tomar um café conosco e conheça-as melhor.

Confira a dica que nossa Diretora, Milena Mancini, gravou para nossa Playlist de Marketing Digital publicada no Canal da agência no YouTube.

*neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente. Normalmente é fruto de um comportamento espontâneo próprio do ser humano e da linguagem, no entanto pode ser artificial para outros fins. Na maioria das vezes, os neologismos são criados a partir de processos que já existem na língua: justaposição, prefixação, aglutinação, verbalização e sufixação. Um bom exemplo de neologista brasileiro é Guimarães Rosa, que iniciou o clássico “Grande Sertão: Veredas” com uma palavra completamente nova, a saber: nonada.

Por redação Projetual Comunicação.