E-commerce brasileiro tem mais consumidores satisfeitos do que o americano

E-commerce brasileiro tem mais consumidores satisfeitos do que o americano

Já mostramos aqui no blog que os últimos anos têm sido generosos com o e-commerce brasileiro. Depois de vencer a crise e acumular crescimentos, o comércio eletrônico nacional só tem arrancado satisfações do consumidores, ultrapassando os Estados Unidos em aprovação popular.

Uma pesquisa da United Parcel Service (UPS) mostrou que os consumidores no Brasil têm maior satisfação com o comércio eletrônico de seu país do que possuem os consumidores americanos, canadenses, europeus e asiáticos com suas respectivas regiões.

Mais de 18 mil pessoas de seis regiões diferentes foram entrevistadas para o levantamento de dados do relatório da UPS. Entre os brasileiros, a pesquisa descobriu também que, atualmente, estes realizam em média 40% de suas compras via e-commerce.

O grande crescimento no número de brasileiros realizando compras online está relacionado a diversos fatores. A forte presença do marketing digital, uso comercial das redes sociais, fortalecimento de marketplaces e o comércio via smartphone (mobile) são alguns deles. Além disso tudo, os consumidores estão cada vez mais querendo a praticidade do comércio eletrônico e menos o estresse das lojas físicas.

A pesquisa da UPS identificou que 88% dos consumidores do e-commerce brasileiro estão satisfeitos com o comércio local. Nos Estados Unidos, 85% dos consumidores indicaram estar satisfeitos, contra 81% na Europa, 77% no Canadá e 57% na Ásia.

Características do consumidor brasileiro

Além do que já falamos, algumas características do consumidor digital brasileiro despontaram e fizeram com que ele se colocasse de forma única entre consumidores de outras regiões.

Uma dessas características já é forte há algum tempo e continuará sendo: o uso do mobile. Segundo o estudo da UPS, 90% dos compradores online brasileiros utilizam smartphones, sendo que 59% deste número utiliza seus celulares para realizar compras e dizem que comprarão novamente via dispositivo móvel.

O número é bastante grande e fica atrás apenas do México, país em que 92% dos compradores online também utilizam smartphones. Nos Estados Unidos, este número é de 79%, enquanto no Canadá é de 81%.

Uma outra característica do consumidor brasileiro que tem crescido é a de realizar o pedido online e retirar na loja, uma prática que, por parte das lojas, está engajada no marketing omnichannel. Segundo o relatório, 44% dos entrevistados brasileiros usou este método de entrega alternativa no ano passado e 67% planeja continuar usando.

Como começar no e-commerce brasileiro

Como já falamos aqui, o e-commerce brasileiro deve continuar sua subida no ano de 2018, acumulando um crescimento de aproximadamente 12%. Em relação ao volume de vendas, é esperado que a marca atingida seja de 69 bilhões de reais.

As empresas que ainda não possuem sua loja virtual e desejam começar possuem alguns desafios bem específicos. No entanto, é importante saber todos os pontos básicos que um e-commerce competitivo precisa atender atualmente. São vários, e nós já explicamos a maior parte deles aqui.

Contar com a ajuda de profissionais é extremamente importante em todos os momentos. Se você está pensando em iniciar uma loja virtual, converse com a Projetual. Teremos o prazer em assessorar seu processo e garantir bons resultados para seu negócio. 😉