Diferentemente do funcionamento das lojas físicas, em que as vendas são pagas de maneira direta e instantânea, no e-commerce o pagamento pode ser feito de várias maneiras diferentes. É importante que o novo empreendedor do comércio eletrônico esteja sempre atualizado nas melhores formas de pagamentos virtuais disponíveis atualmente no mercado.

Antes completamente dominado pelos cartões de créditos e boletos bancários, o mercado de pagamentos online está evoluindo graças as novas tecnologias como Formato Pay, QR Code e sistemas PicPay. Atualmente, através de seus celulares, os consumidores tem acesso a uma gama de opções todas na palma de suas mãos.

Segundo uma pesquisa de alcance global “Mobile Payment Journey” realizada pela Worldplay, líder global em tecnologia e soluções de processamento de pagamentos, 78% dos brasileiros que possuem celulares preferem comprar via aplicativo, índice que fica acima dos 71% da média global.

Formato Pay

Proporcionando maior comodidade para os consumidores, plataformas como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay já estão disponíveis em algumas lojas virtuais. De setembro a novembro de 2018, o volume de transações por meio dessas carteiras digitais aumentou 50% na plataforma da Adyen, empresa global de tecnologia de pagamentos.

Pagamentos através das plataformas pays eliminam problemas de preenchimento de dados, que podem culminar em vazamento de informações sensíveis e fraudes, e podem ser usadas não só em pagamentos pontuais, mas também em assinaturas. Veja mais sobre carteiras digitais aqui.

QR Code

O QR Code – sigla para “quick responder code” – permite a leitura de códigos para realizar automaticamente uma transação por meio de sua carteira virtual. Utilizado por sistemas como o da PicPay, um meio de pagamento que vem sendo muito utilizado, essa ferramenta garante toda a segurança de dados do cliente e proporciona aos usuários mais praticidade na hora de realizar suas compras.

O estabelecimento que pretende utilizar essa tecnologia para disponibilizar uma nova forma de pagamento para seus consumidores, pode escolher entre as carteiras digitais disponíveis. Entre elas temos a Code Money, PayPal, PicPay, entre outras. Isso porque, elas já realizam transações por meio dessa forma de codificação.

Criptomoedas

As moedas digitais nos últimos anos tiveram uma ascensão no mercado de finanças, sendo implementaram como forma de pagamento por algumas lojas virtuais.Além da velocidade no recebimento, as moedas virtuais têm um custo de transação menor e uma ampliação maior de vendas devido a sua internacionalização e segurança.

Apesar do seu crescimento no mercado, as criptomoedas ainda são vistas com desconfiança por muitos, mas acredito que nos próximos anos, pagar por meio do bitcoin será mais comum do que todos imaginam.

Com tantas tendências, é importante comerciantes ficar atenados afim de sempre inovar nas formas de pagamento, já que essas novidades podem fazer a diferença para quem pretende se diferenciar da concorrência e buscar a satisfação do cliente. Elas também ajudam a preparar os consumidores para cada vez mais transformações na aquisição de produtos e serviços.

Veja também as cinco tendências do e-commerce que você não pode ignorar em 2019. Para mais dicas sobre e-commerce e marketing digital para os pequenos negócios continue sempre acessando o Blog da Projetual Comunicação!