E-commerce: saiba quais tendências marcarão o primeiro semestre de 2023

E-commerce: saiba quais tendências marcarão o primeiro semestre de 2023

Já estamos em fevereiro e, para a maioria, o período de folga e férias prolongadas já passou. Ou seja, chegou a hora de criar metas e traçar novos planos. Afinal, um bom planejamento pode trazer muitos benefícios para a área profissional de qualquer pessoa. Inclusive, para aquelas que atuam no ambiente digital e fazem negociações comerciais via e-commerce.

Por essa razão, é fundamental saber quais processos e iniciativas contribuem para o crescimento das vendas nesse nicho de mercado. Além disso, conhecer as tendências que estarão em alta nos primeiros meses de 2023 pode ser um grande diferencial competitivo para a sua marca.

Aliás, se você quer aumentar os lucros do seu e-commerce e deseja saber quais ações podem fazer a diferença no seu planejamento de 2023, não perca o artigo desta semana. Boa leitura!

Por que a sua empresa deve investir no e-commerce?

De fato, o comércio online é um campo muito rentável e que, definitivamente, conquistou os brasileiros. Para se ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o primeiro semestre de 2022 apresentou faturamento de R$ 73,5 bilhões. Esse montante representa um aumento de 5% em comparação com o mesmo período de 2021.

Outro dado que confirma o bom momento do e-commerce foi divulgado pela McKinsey Company; segundo a empresa de consultoria empresarial americana, no ano de 2022, 65% das organizações do setor B2B atuaram somente com o comércio virtual.

Em paralelo, para as negociações entre B2C, relatório feito pela NZN Intelligence, afirma que 74% dos consumidores dão preferência para o comércio digital.

Não há dúvidas, que o e-commerce veio para ficar. Afinal, são inúmeras as vantagens para o lojista e o consumidor final, tais como: maior poder de alcance para a marca, não há gastos para manter uma loja física, atendimento 24h, consumidor recebe o produto em casa, o cliente não tem custos com deslocamento, entre outros exemplos.

O que será tendência no e-commerce em 2023?

Segundo o  Relatório The Global Payment Report 2022 o sucesso do e-commerce vai continuar; é uma tendência que segue forte e, inclusive, acredita-se que o Brasil vai registrar um crescimento de 18% até 2025.

Ou seja, é essencial estar por dentro das possíveis tendências que serão destaque nessa modalidade. A seguir, confira algumas das estratégias que podem trazer bons resultados para os seus negócios no primeiro semestre de 2023:

1 – Customização da experiência do cliente no e-commerce

Em meio a um ambiente altamente competitivo, é inevitável oferecer ao cliente uma experiência personalizada. Por isso, ter uma abordagem que busca atender com rapidez às necessidades do consumidor e que tenha o objetivo de tornar a trajetória de compra algo singular serão os pilares do e-commerce no ano que vem.

Com toda a certeza, oferecer ao público uma experiência diferenciada e flexibilizar a jornada de compra serão pontos decisivos para uma loja virtual crescer em 2023.

2 – Influência do omnichannel no e-commerce

Já faz um tempo que o omnichannel faz parte do comércio eletrônico e ele vai continuar com muita relevância em 2023. Em poucas palavras, essa estratégia une em um mesmo ponto os diferentes canais de comunicação que uma empresa usa para interagir com o seu cliente.

Esse mecanismo organiza as informações, permite criar de maneira ágil um banco de dados e um histórico do atendimento de cada consumidor. Com isso, possibilita tornar o contato mais direcionado, eficaz e persuasivo.

3 – O celular como principal canal de compra em 2023

Como sabemos, o celular não é apenas um aparelho de comunicação, nos dias de hoje, ele também é um instrumento multitarefas que permite, até mesmo, concluir pedidos e finalizar compras com mais facilidade.

Mas, vale lembrar que para atender essa demanda, é preciso investir em um layout que se adapte a diferentes tipos de tela, em especial, aos celulares e tablets.

4 – Uso do chat para agilizar e personalizar o atendimento

Em razão da rapidez, o atendimento por chat vem ganhando a simpatia dos consumidores e colocando em segundo plano os canais mais tradicionais como e-mail e telefone. As principais vantagens são: permite melhor detalhamento dos problemas, reduz o tempo de atendimento, gera dados que podem enriquecer as estratégias de marketing e de vendas, entre outras.

Por isso, apostar em uma plataforma de atendimento mais interativa pode destacar a sua loja virtual em 2023.

Conclusão

De maneira geral, as negociações comerciais atuais seguem a tendência de digitalização dos negócios. Por isso, acompanhar as evoluções da tecnologia e dos recursos usados nas plataformas de e-commerce são fundamentais para as empresas que buscam se destacar.

Você deseja aprimorar as estratégias atuais ou o posicionamento de vendas da sua marca? Então, entre em contato com a nossa equipe de especialistas e agende a sua consultoria.

Não perca tempo! Saia na frente da concorrência!

Fonte: Imagem – www.pexels.com

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