E-mail marketing: como aumentar as taxas de abertura?

O e-mail marketing está vivo e ainda é funcional. Só que você deve insistir em fazê-lo na hora certa e da maneira correta. Uma pesquisa realizada este mês pela MailerMailer sugere que os temas devem ser definidos com linhas curtíssimas. A pesquisa demonstra que, especificamente nesse caso, menos é mais. É um grande desafio estabelecer assuntos com caracteres entre 4-15 toques. Porém, vale a pena como estratégia de maximizar as taxas de aberturas.

A pesquisa reuniu diversas linhas de estudos com o consumidor. Os assuntos mais curtos apresentaram 15,6% de abertura, maior média de taxa. O fato curioso desta pesquisa é que, em segundo lugar desse ranking, ficaram os temas representados com mais de 51 caracteres (10,2%). Pensou o mesmo que eu? Pois é. Ou você é objetivo e preciso demais, sabe comunicar o que é necessário com poucas palavras – nesse caso, sua campanha terá maiores chances de ser um sucesso – ou escreve bastante, para não deixar margens de dúvidas no receptor.

(Foto: reprodução/Corbis Images)

Assuntos entre 16 e 27 caracteres ficaram em último lugar, com 8,9% da taxa média de abertura. Não quer dizer que a campanha que usa essa média será um fracasso, mas é melhor evitar e, já que o texto ficou no meio termo, se esforce para reduzi-lo ao máximo.

Mas estes não são os únicos fatores responsáveis pelo sucesso ou fracasso da taxa de abertura. Quando a matéria é personalização do email, segundo o MailerMailer, é preciso abrir o olho. O personalizado conquistou 13,2% de taxa de abertura, enquanto a ausência total desse elemento foi avaliado com open rate de 9,8%.  Já os e-mails personalizados obtiveram 2,4% da taxa média de cliques.

O que isso significa para você? Para conseguir convencer o público-alvo a aceitar determinada mensagem, é preciso insistir nessas taxas. O estudo é uma bússola apontada levemente para o norte. Para saber mais como fazer uma campanha de e-mail marketing dar certo, entre em contato conosco.

Mantenha o foco

 

Outras dicas são velhas conhecidas, porém, continuam a valer:

– A campanha não deve iniciar sem tem em mente que o objetivo dela: vender mais, promover relacionamento, promoção etc.;

– Você precisará de uma lista de clientes para enviar sua mensagem. Quando a mensagem chegar até o público, não esqueça de adicionar a possibilidade de descadastramento, para não irritar o usuário.

– Nesta lista acima, você deverá segmentar qual público é o mais importante. Especifique para ter mais chances de acertar para quem e como falar.

– O conteúdo continua sendo fator pertinente. Nada adianta usar poucas palavras, deixar tudo bonito e personalizado se o conteúdo for desinteressante. Por isso, a segmentação é relevante. Você precisa saber o que seu público está buscando e como falar com ele.

Fontes: MailerMailerE-commerce NewsWebinsider.

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