E-mail marketing: vale a pena? Como ele pode impulsionar a sua empresa?

<strong>E-mail marketing: vale a pena? Como ele pode impulsionar a sua empresa?</strong>

De fato, o e-mail marketing é uma ótima ferramenta para elevar a produtividade e otimizar o resultado de campanhas. Via de regra, é um dos alicerces do marketing digital, pois ajuda a nutrir o relacionamento com clientes, gerar mais vendas e aprimorar a conversão e retenção.

Ou seja, é um recurso que pode impulsionar as estratégias do seu negócio. Quer entender como o e-mail marketing pode contribuir com as suas campanhas e o seu posicionamento de vendas? Então, acompanhe o artigo desta semana. Não perca!

O que é e-mail marketing?

Como vimos, o e-mail marketing é uma ferramenta que tem o objetivo de levar informações sobre um produto ou serviço, direcionar o público certo para a decisão de compra e complementar produções de conteúdo. Em geral, é uma maneira rápida e eficaz de atingir um número expressivo de clientes e potenciais compradores, sem a necessidade de alto investimento.

Em outras palavras, o e-mail marketing é uma espécie de publicidade por correio eletrônico, que usa o e-mail para disparar campanhas de uma empresa para clientes e seus contatos. Além de informativo, pode ser um ótimo recurso visual e interativo, uma vez que consegue aliar texto, imagens, cores e links.

Vale lembrar que o e-mail marketing não segue a mesma linha que o spam (que envia publicidade em massa, sem considerar o perfil e o estágio do destinatário no funil de vendas), com ele é possível encaminhar conteúdo de acordo com o histórico de contato e o estágio da trajetória de compra.

Para se ter uma ideia do poder de alcance das mensagens eletrônicas, segundo levantamento realizado pela empresa Radicati, até o final de 2024, o número de usuários de e-mail deve ultrapassar 4,4 bilhões e a quantidade de e-mails deve passar dos 361 bilhões.

Ou seja, é um recurso que quando usado de maneira estratégica pode ser decisivo para destacar uma marca no mercado, atingir novos públicos e, como consequência, multiplicar as vendas.

Tipos de campanhas compatíveis com o e-mail marketing: convites, newsletter, ações promocionais, eventos temáticos e comemorações de datas especiais, ações de prospecção e fidelização.

Quais são os benefícios do e-mail marketing?

A seguir, conheça algumas vantagens que o e-mail marketing pode proporcionar para as estratégias e os resultados do seu negócio.

Segmentação de leads

Uma das principais vantagens do e-mail marketing é a possibilidade de segmentar a lista de contatos e, consequentemente, personalizar o conteúdo. Isso porque ele permite a divisão da lista de e-mails em categorias que podem ser elaboradas de acordo com o perfil do usuário.

Por exemplo, a segmentação de leads direciona as campanhas respeitando os hábitos, comportamento, faixa etária, desejos de consumo ou experiência profissional. Desse modo, aumentam as chances de vendas e fidelização.

Ótimo custo-benefício

Mesmo com alto poder de alcance, o e-mail marketing não exige muito investimento financeiro e é, definitivamente, uma das estratégias mais acessíveis para atingir o público.

Aliás, é uma ferramenta com ROI (Retorno Sobre Investimento) muito atrativo, pois permite encaminhar material para contatos específicos, na hora certa. Logo, o e-mail marketing é um ótimo recurso para converter leads e promover vendas.

Comunicação assertiva com os contatos e manutenção do relacionamento

Outra vantagem tem relação direta com a comunicação e o relacionamento com o cliente. Uma vez que oferece recursos para conhecer o público-alvo, saber as preferências e as necessidades imediatas (basta vincular o e-mail marketing a um formulário para coletar informações estratégicas e criar ações mais assertivas de comunicação e atendimento).

Além disso, enviar e-mails com uma certa frequência, permite que a empresa crie um vínculo com o público, reforce o seu valor e, principalmente, seja lembrada como opção quando o potencial cliente, efetivamente, decidir pela compra.

Conclusão

Para gerar mais leads qualificados e potencializar as vendas é crucial elaborar estratégias bem-estruturadas e nós da Projetual podemos te ajudar nesse processo.

Afinal de contas, somos especialistas em criar soluções de marketing e podemos oferecer todo o suporte que você precisa para aprimorar as suas campanhas.

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Fonte: Imagem – www.freepik.com