Economia da atenção: como funciona uma das moedas mais influentes do mercado

Economia da atenção: como funciona uma das moedas mais influentes do mercado

A expressão Economia da Atenção foi criada pelo psicólogo, economista e cientista norte-americano Hebert Simon. Inicialmente, o termo foi empregado para entender como a atenção humana se limita diante do excesso de informações. Em seguida, aparece em estudo que aponta a atenção como um fator decisivo para criação de lucro e capital.

Já para o campo do marketing, a Economia da Atenção considera a atenção do consumidor um recurso. Uma vez que conquistar a atenção do consumidor é o primeiro passo para transformar um público potencial em cliente real. Além do mais, as grandes marcas devem gerenciar as informações e fazer com que o tempo de interação seja cada vez maior. Isso tudo, além de cativar a atenção do cliente.

Leia o artigo de hoje e entenda o que as grandes empresas fazem para atrair o público e quais consequências temos no nosso dia a dia. Não perca!

Economia da atenção: o sistema capitalista em vigilância

Os termos “capitalismo de vigilância” e “Economia da Atenção” são usados para identificar o sistema econômico que ganha dinheiro ao conquistar a atenção o público. Por exemplo, plataformas digitais, serviços de streaming e o smartphone se encaixam nessa definição.

“O preço de qualquer coisa é a quantidade de vida que você oferece em troca”. essa afirmação é da jornalista espanhola Marta Peirano, do seu livro ‘O inimigo conhece o sistema’. De maneira geral, a obra narra o avanço da ação tecnológica das grandes organizações e os seus efeitos.

Segundo a jornalista, esse processo veio para facilitar a rotina das pessoas e, consequentemente,  aumentar a aquisição de produtos e serviços. Além disso, é capaz de moldar as nossas vontades, atitudes e até mesmo as nossas formas de relacionamento.

Nesse sentido, quando uma plataforma de streaming libera a temporada completa de um programa ou série é uma estratégica que tem o objetivo de prender a sua atenção. Logo, sua atenção fica refém do produto ofertado.

Ainda mais, os jogos online também são citados por Pierano. Para ela, o jogo online é outro exemplo de como facilidade e distração são capazes de prender nossa atenção por longas horas.

Sem dúvidas, para ter lucro, as grandes empresas precisam que o consumidor não só utilize o produto, mas também interaja o maior tempo possível. Em suma, esse é o círculo de atuação da Economia de atenção.

Os Big Players e o interesse pelos veículos de comunicação

Na quinta-feira (15/04/2022), Elon Musk, o homem mais rico do mundo segundo a revista Forbes, fez uma oferta de 41 bilhões de dólares para adquirir 100% da plataforma Twitter. Na primeira semana de abril, o bilionário chegou a efetuar a compra de 9% da empresa.

De acordo com o fundador da Tesla, no Twitter falta liberdade de expressão. Além disso, a plataforma deixa a desejar no quesito inclusão. Especula-se que a intenção de Musk é reduzir a moderação dos conteúdos da plataforma.

Outro bilionário, Jeff Bezos, fundador da Amazon, adquiriu no ano de 2019, o jornal The Washington Post por 250 milhões de dólares.

Para completar o time que investiu em meios de comunicação, está Laurene Powell Jobs, viúva de Steve Jobs, que adquiriu a revista Atlantic em 2013 por, aproximadamente, US$250 milhões.

Não é uma simples coincidência.

Vale lembrar que estamos falando de Economia da Atenção, onde empresas “correm” para cativar o usuário e, paralelamente, ganhar dinheiro. Além disso, esse método utiliza muitas plataformas gratuitas e, em seguida, pode comercializar a atenção do consumidor para marcas, governos, entre outros.

Você lembra da campanha eleitoral americana de 2018 e dos rumores de vazamento de dados dos usuários do Facebook?

Então, a campanha presidencial americana de 2018 é mais um exemplo do poder que a Economia da Atenção possui nos dias de hoje.

Do mesmo modo, a possibilidade de trazer lucro por meio de anúncios é outro fator que torna a Economia de Atenção uma das moedas mais influentes do mundo.

Conclusão

O cenário atual e o posicionamento dos grandes investidores nos mostra como é importante produzir conteúdo estratégico que cative e crie conexão com o público. Acima de tudo, a Economia da Atenção é um campo vasto e fascinante que possibilita impactar o retorno financeiro e ter influência nas escolhas e comportamento do consumidor.

Não perca tempo! Entre em contato com nossa equipe! Juntos poderemos analisar o cenário atual e elaborar uma estratégia infalível para ganhar a atenção do seu público.

Fonte: Imagem – www.pixabay.com