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Para muitas empresas, investir em marketing digital é uma estratégia imprescindível, essencial para a visibilidade da marca e para edificar estratégias de venda.

Uma pesquisa realizada pela Nova Escola de Marketing procurou colocar isso a prova, verificando como as empresas brasileiras estão se preparando para o futuro através dos seus investimentos em marketing digital, quais estratégias mais utilizam e como estão investindo.

O estudo levou em consideração 1024 empresas de diversos tamanhos e foi parcialmente publicado na Exame.

Vitória do marketing de conteúdo

Atualmente, o marketing de conteúdo faz sucesso entre as empresas que apostam em marketing digital. As estratégias deste tipo de atuação consiste na criação de conteúdo visual ou escrito para atrair um potencial consumidor ao mesmo tempo que apresenta produtos e serviços.

De acordo com o estudo da Nova Escola de Marketing, 34,2% das empresas entrevistadas informaram que a criação de conteúdo escrito para geração de posicionamento orgânico no Google foi a principal estratégia utilizada por elas, a que mais surtiu resultados.

Em outras palavras, muitas destas empresas apostaram em redação para blogs. Elas utilizaram este portal, geralmente em seus próprios sites, para trazer informações úteis, estratégicas e atraentes aos olhos de potenciais consumidores. Com um conteúdo de qualidade, conseguiram manter seu site bem posicionado no Google e foram encontradas facilmente.

Se você quiser saber melhor como os blogs podem ajudar sua empresa, dê uma olhada neste texto.

Marketing digital Blog - Projetual
Escrita para blog é estratégia essencial para muitas empresas. Imagem: Agora MT.

Além disso, o estudo também mostrou que a gestão de redes sociais foi uma estratégia fundamental para várias empresas: cerca de 23% delas afirmou que Facebook, Instagram e cia foram parte essencial da atuação digital.

Atualmente, estas redes sociais trazem oportunidades muito maiores do que simplesmente “mostrarem” o que a empresa faz. O Facebook, por exemplo, tem a ferramenta Business que possui funcionalidades completas de gerenciamento da presença online da empresa. O Facebook Ads, ferramenta de anúncios da rede social, traz a oportunidade de ter uma grande audiência para um anúncio gastando muito pouco por isso. Não à toa, o Ads foi o canal de anúncio mais eficiente apontado pelas empresas entrevistadas no estudo.

E o Instagram não fica de fora das vantagens. Mostramos constantemente aqui no blog as diversas ferramentas que trazem vantagens comerciais para perfis comerciais na rede.

Investimento ainda é novo, mas deve crescer

A pesquisa mostrou que, mesmo com o sucesso atual, o investimento em marketing digital ainda é relativamente recente por parte das empresas.

47,6% dessas empresas fazem uso somente há 1 ano, 20,4% usam entre 1 a 3 anos atrás, e 13,2% investem na divulgação pela internet por um período de 2 a 4 anos.

O retorno direto nas vendas foi apontado como um dos maiores motivos para o investimento. 60,8% das empresas utilizam o marketing digital para obter retorno em vendas, e 22,3% das entrevistadas investem na exposição da marca.

57,3% das empresas afirmam que investir em marketing é responsável por 10% a 20% das vendas. Para 13,1% das companhias, o número vai de 20% a 30%. Para 18% das companhias é absolutamente essencial praticar marketing digital.

O investimento deve crescer nos próximos anos, como já falamos aqui. Para as empresas entrevistadas, 52,9% pensam em aumentar o investimento em 10% a 20%, enquanto 27,5% têm a pretensão de investir mais de 30% na estratégia.

Considerando que atualmente o comércio eletrônico não para de crescer, é extremamente importante que as empresas invistam mais em marketing digital. Se trata de ir onde o consumidor está: na internet. É aqui que ele conhece as melhores empresas e compra delas.

Quer conhecer melhor as vantagens que o marketing digital pode oferecer para sua empresa? Converse com a Projetual. Te explicaremos rapidinho como uma presença forte e estratégica na internet pode melhorar seus resultados.


Por redação Projetual.