O Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. Também conhecido como Marketing interno, essa ferramenta visa melhorar a imagem da empresa entre seus colaboradores, mantê-los engajados, informados e comprometidos com os resultados da empresa.

Estratégias bem sucedidas de endomarketing podem beneficiar sua empresa de diversas maneiras, em todos os níveis e em todas as áreas. Conheça aqui algumas das principais vantagens que essa estratégia pode proporcionar:

1. Motivar seus colaboradores

Como mencionamos, um dos principais focos do endomarketing é gerar motivação entre os colaboradores, engajando ele nas ações da empresa. Funcionários tem sua motivação aumentada, e uma maior satisfação em desempenhar suas funções, quando sentem que a empresa se preocupa com as suas qualidades de trabalho e bem estar.

2. Otimizar a produtividade

Um ambiente que gera a motivação de seus funcionários consequentemente está aumentando seus níveis de produtividade. Quando os colaboradores se sentem mais motivados e satisfeitos com o seu trabalho, eles o executam de uma forma melhor, com atitude mais proativa e garantindo os melhores resultados para o negócio.

3. Diminuir a rotatividade de funcionários

Ao garantir satisfação e motivação em seu ambiente de trabalho a empresa garante uma diminuição da rotatividade de funcionários. Funcionários satisfeitos apresentam menos disposição para deixar seus empregos, não pensando somente no ganho salarial, mas pela importância que a empresa dá para todos os seus funcionários.

4. Qualidade de trabalho e bem-estar

Muitas vezes a rotina de trabalho pode ser estressante, muitos colaboradores podem ter seu bem estar afetados. Uma empresa que se preocupa com a saúde física e mental de seus funcionários ela pode tornar o local de trabalho mais agradável, afim de criar momentos de relaxamento que impactaram positivamente na diminuição de stress no escritório.

Como fazer Endomarketing

Para começar um projeto de Endomarketing é preciso de uma análise das maiores necessidades e dificuldades da sua empresa. Essa pesquisa pode ser realizada pelo setor de Recursos Humanos, que deverá entrar em contato com todos os funcionários e conversar a respeito do que pensam da empresa, propostas de mudanças e como a empresa pode ajuda-los no dia a dia de trabalho.

Uma vez levantadas essas informações, é hora de começar a estruturar ações de endomarketing. Dentre as práticas mais comuns de endomarketing, encontramos o treinamento de equipes que auxilia no nivelamento dos colaboradores, além de promover a troca de experiências e aumentar a interação entre eles no dia a dia.

Conheça outras ações famosas de endomarketing:

  1. Eventos para o público interno;
  2. Criar um bom canal de comunicação interna;
  3. Implantar política de benefícios;
  4. Estimular ações de integração;
  5. Disponibilizar cursos e treinamentos;
  6. Proporcionar ambientes de descanso e lazer.

Durante e após o processo de implementação, é fundamental manter pesquisas de satisfação junto aos colaboradores, além de pedir a opinião de cada um deles sobre o que pode ser mudado na empresa – e como sugerem que isso seja feito.

Conheça nossas práticas de Endomarketing

Na Projetual desenvolvemos alguns materiais para campanhas de Endomarketing, como as realizadas com a Decorlux durante o ano de 2016. Conheça nosso trabalho!

Convite realizado em 2016 para Confraternização da empresa Decorlux

Convite para a festa de confraternização de final de ano dos colaboradores da Decorlux. A ideia foi entregar uma pimenta artesanal para ser levada ao evento, que foi um Festival de Hamburguers com Food Trucks e chopp, fechando o ano em grande estilo!

Campanha #JogaJunto – campanha de treinamento e motivação anual

 

A Campanha #JogaJunto, foi uma campanha de treinamento e motivação anual, dividida em seis fases. Em cada fase trabalhamos um atributo essencial de um bom jogador/colaborador.p

No lançamento da Campanha Anual #JogaJunto, cada colaborador ganhou uma camisa do Time Decorlux, personalizada com seu nome.

Para a Ação do Dia das Crianças, em que cada filho de colaborador foi convidado para um dia especial na empresa, o convite era uma camisa infantil personalizada com o nome da criança, para que fosse à empresa na data comemorativa vestida com a mesma camisa do Time Decorlux.

Além disso, os colaboradores recebiam de brinde um balde de pipoca estampado com o brasão do Time Dente de Leite, como foram chamados os filhos do Time Decorlux.

Saiba mais sobre nossas campanhas de endomarketing clicando aqui.Gostou de nossos conteúdos? Acompanhe a Projetual nas principais redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin!