Endomarketing: benefícios, como fazer e exemplos
O Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. Também conhecido como Marketing interno, essa ferramenta visa melhorar a imagem da empresa entre seus colaboradores, mantê-los engajados, informados e comprometidos com os resultados da empresa.
Estratégias bem sucedidas de endomarketing podem beneficiar sua empresa de diversas maneiras, em todos os níveis e em todas as áreas. Conheça aqui algumas das principais vantagens que essa estratégia pode proporcionar:
1. Motivar seus colaboradores
Como mencionamos, um dos principais focos do endomarketing é gerar motivação entre os colaboradores, engajando ele nas ações da empresa. Funcionários tem sua motivação aumentada, e uma maior satisfação em desempenhar suas funções, quando sentem que a empresa se preocupa com as suas qualidades de trabalho e bem estar.
2. Otimizar a produtividade
Um ambiente que gera a motivação de seus funcionários consequentemente está aumentando seus níveis de produtividade. Quando os colaboradores se sentem mais motivados e satisfeitos com o seu trabalho, eles o executam de uma forma melhor, com atitude mais proativa e garantindo os melhores resultados para o negócio.
3. Diminuir a rotatividade de funcionários
Ao garantir satisfação e motivação em seu ambiente de trabalho a empresa garante uma diminuição da rotatividade de funcionários. Funcionários satisfeitos apresentam menos disposição para deixar seus empregos, não pensando somente no ganho salarial, mas pela importância que a empresa dá para todos os seus funcionários.
4. Qualidade de trabalho e bem-estar
Muitas vezes a rotina de trabalho pode ser estressante, muitos colaboradores podem ter seu bem estar afetados. Uma empresa que se preocupa com a saúde física e mental de seus funcionários ela pode tornar o local de trabalho mais agradável, afim de criar momentos de relaxamento que impactaram positivamente na diminuição de stress no escritório.
Como fazer Endomarketing
Para começar um projeto de Endomarketing é preciso de uma análise das maiores necessidades e dificuldades da sua empresa. Essa pesquisa pode ser realizada pelo setor de Recursos Humanos, que deverá entrar em contato com todos os funcionários e conversar a respeito do que pensam da empresa, propostas de mudanças e como a empresa pode ajuda-los no dia a dia de trabalho.
Uma vez levantadas essas informações, é hora de começar a estruturar ações de endomarketing. Dentre as práticas mais comuns de endomarketing, encontramos o treinamento de equipes que auxilia no nivelamento dos colaboradores, além de promover a troca de experiências e aumentar a interação entre eles no dia a dia.
Conheça outras ações famosas de endomarketing:
- Eventos para o público interno;
- Criar um bom canal de comunicação interna;
- Implantar política de benefícios;
- Estimular ações de integração;
- Disponibilizar cursos e treinamentos;
- Proporcionar ambientes de descanso e lazer.
Durante e após o processo de implementação, é fundamental manter pesquisas de satisfação junto aos colaboradores, além de pedir a opinião de cada um deles sobre o que pode ser mudado na empresa – e como sugerem que isso seja feito.
Conheça nossas práticas de Endomarketing
Na Projetual desenvolvemos alguns materiais para campanhas de Endomarketing, como as realizadas com a Decorlux durante o ano de 2016. Conheça nosso trabalho!
Convite para a festa de confraternização de final de ano dos colaboradores da Decorlux. A ideia foi entregar uma pimenta artesanal para ser levada ao evento, que foi um Festival de Hamburguers com Food Trucks e chopp, fechando o ano em grande estilo!
A Campanha #JogaJunto, foi uma campanha de treinamento e motivação anual, dividida em seis fases. Em cada fase trabalhamos um atributo essencial de um bom jogador/colaborador.p
No lançamento da Campanha Anual #JogaJunto, cada colaborador ganhou uma camisa do Time Decorlux, personalizada com seu nome.
Para a Ação do Dia das Crianças, em que cada filho de colaborador foi convidado para um dia especial na empresa, o convite era uma camisa infantil personalizada com o nome da criança, para que fosse à empresa na data comemorativa vestida com a mesma camisa do Time Decorlux.
Além disso, os colaboradores recebiam de brinde um balde de pipoca estampado com o brasão do Time Dente de Leite, como foram chamados os filhos do Time Decorlux.
Saiba mais sobre nossas campanhas de endomarketing clicando aqui.Gostou de nossos conteúdos? Acompanhe a Projetual nas principais redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin!