Saiba quando e como usar Facebook Live em sua estratégia

Saiba quando e como usar Facebook Live em sua estratégia

Você já utilizou o Facebook Live? Se a resposta é não, você pode estar perdendo uma valiosa ferramenta que pode impactar no sucesso das suas estratégias de marketing digital.

A ferramenta possibilita de uma maneira simples, que você fale diretamente com a audiência da sua página. Essas transmissões ao vivo auxiliam no aumento da taxa orgânica de engajamento, assim como coloca a sua marca em destaque na rede social.

Explicaremos, neste post, o que é o Facebook Live! Acompanhe!

O que é o Facebook Live?

Essa ferramenta é uma funcionalidade disponível no Facebook que permite compartilhar um vídeo ao vivo com os seus seguidores. Atualmente, essa opção já está disponível para qualquer tipo de conta.

É possível que durante a transmissão os espectadores reajam por meio das curtidas e comentários. A ferramenta é indicada, por exemplo, para entrevistas em que o usuário  pode enviar perguntas em tempo real. Após o encerramento, o vídeo fica disponível na página, sendo disponibilizado como material para outras ações.

Como o Facebook tem privilegiado conteúdos de vídeos, a transmissão ficará em destaque na timeline do seguidor e ele receberá uma notificação quando a live começar. Essa ação pode fidelizar clientes existentes, captar novos e criar conexões maiores com a base de seguidores.

Como a ferramenta funciona?

Nos perfis comerciais, a opção fica em destaque na aba do “escreva algo”. As transmissões podem ser realizadas por meio de smartphones, mas é importante lembrar que o aparelho deve estar carregado, pois esse tipo de transmissão consome muita bateria, além de uma boa internet Wi-Fi, para transmitir o conteúdo com qualidade.

Em lives que podem durar horas, o indicado é que seja utilizada uma câmera externa a uma ilha de edição. O próprio Facebook disponibiliza essa conexão via API, que permite resultados técnicos superiores.

Além dos fatores de transmissão, fatores técnicos como iluminação, ambiente sem ruídos e um roteiro simples, devem existir para que a live tenha uma identidade profissional, mesmo sendo realizada ao vivo.

Como utilizá-la no seu negócio?

O Facebook Live possui diversas vantagens. Ele pode estreitar os laços com seus seguidores e também ser usado para converter usuários em ações predeterminadas. Por exemplo, você deve adicionar um call-to-action (CTA) na sua live, incentivando o usuário a acessar o material disponibilizado.

Veja algumas maneiras de utilizar a live no seu negócio:

Use conteúdos de bastidores

Os usuários gostam de conteúdos exclusivos. Por isso, os vídeos de bastidores podem ser interessantes para o seu negócio. Você pode fazer transmissões com um tour pela empresa apresentando a equipe, mostrar os bastidores da produção de algum novo produto ou ainda mostrar a campanha que está sendo criada para o lançamento da próxima coleção.

Dê dicas e tutoriais

Faça uma pesquisa prévia com os usuários perguntando quais temas eles gostariam que fossem abordados em lives. Depois disso, monte um pequeno roteiro e faça a transmissão dando as dicas dos temas mais pedidos. Dependendo do produto ou serviço que sua empresa oferece, os tutoriais também terão muito engajamento, como no caso das maquiagens.

Faça transmissão de eventos

Se a sua empresa organiza eventos ou participa dos principais eventos do setor, a live pode ser um diferencial. Muitos clientes e seguidores gostariam de participar dos eventos, mas por motivos diversos não conseguem ir. Transmitir ao vivo dá aos interessados a chance de assistir ao que está acontecendo e conhecer quais as novidades do setor.

Crie promoções exclusivas

As transmissões ao vivo podem ser canais para o lançamento de promoções exclusivas. Recentemente, o Magazine Luiza criou uma live para anunciar promoções que seriam disponibilizadas somente no aplicativo da marca e outras que seriam exclusivas das lojas físicas. Artistas e comediantes foram convidados a participar da live que durou 4 horas e alcançou quase 500 mil curtidas.

Faça entrevistas ao vivo

Essa sugestão já foi citada e pode agregar muito valor à sua marca. Todos os setores possuem alguns experts e convidar algum deles para falar um pouco das perspectivas do setor pode criar um engajamento além da sua base de fãs.

Agora que você já sabe como utilizar o Facebook Live, que tal ler mais sobre as novidades da rede social quanto aos posts comerciais?

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