Conheça o Facebook Watch, plataforma dedicada a vídeos

Conheça o Facebook Watch, plataforma dedicada a vídeos

O Facebook lançou no último dia 29, em todo o mundo, a sua plataforma dedicada absolutamente a vídeos e streaming, que promete competir com Youtube e Netflix. Chamado de Facebook Watch, ele foi lançado ano passado apenas nos Estados Unidos e até o fim desta semana deve estar disponível para países de todo o mundo.

Fora os Estados Unidos, por enquanto o Facebook Watch se assemelha muito ao IGTV, a plataforma de vídeos do Instagram, sobre a qual já falamos aqui.

Por enquanto, é possível acessar vídeos das páginas curtidas pelo usuário que já estão disponíveis no feed. O Facebook Watch organiza o conteúdo por canais, de acordo com cada produtor que o usuário já segue.

Vídeos Facebook

O Facebook pretende expandir as operações do Facebook Watch a ponto de fazer a rede bater de frente com serviços de streaming como o Netflix. Nos Estados Unidos, já é possível conferir conteúdos criados especialmente para a plataforma, tanto por empresas de entretenimento já conhecidas como por criadores de conteúdo.

Empresas como as redes de TV americana ABC e Fox News, além de outros canais da internet como Vice e BuzzFeed, têm apostado em conteúdos originais para o Facebook Watch, disponibilizando criações únicas para os seguidores do Facebook.

É possível acompanhar dede jogos de futebol, basquete e outros esportes ao vivo até a reprodução de programas criados especialmente para o Watch.

A plataforma é bastante simples e intuitiva. Ela cria um “feed” de vídeos mais interessantes para o usuário com base em seus interesses. Para acessa-la, basta entrar no aplicativo do Facebook no smartphone (Android e iOS) e clicar na ferramenta Watch.

Resultado de imagem para facebook watch

O que oferece o Facebook Watch por enquanto

Como falamos, o Facebook Watch é por enquanto muito próximo do IGTV para o Facebook. Por lá, é possível descobrir vídeos sobre interesses próximos e bastante diversos: esportes, moda, comédia, etc.

A maior vantagem do Watch é ficar a par do que estão realizando os produtores de conteúdo preferidos, já que a plataforma elenca os vídeos mostrados de acordo, primeiramente, com as páginas curtidas.

Além de tudo isso, também é possível acompanhar no Watch os conteúdos que já foram salvos dentro do Facebook.

Em pouco tempo, é esperado que a plataforma se torne bastante lucrativa para criadores de conteúdo, já que o Facebook Watch prevê parcerias com criadores de vídeo que consigam bastante audiência. Segundo o site Tecnoblog, a monetização de vídeos no Facebook será possível para quem possui mais de 10 mil seguidores ou 30 mil visualizações de um minuto. Essa possibilidade, no entanto, está disponível em poucos países por enquanto.

Considerando o grande alcance que possui o Facebook como um todo, é muito provável que em pouco tempo o Facebook Watch esteja figurando entre os canais mais rentáveis para produtores de conteúdo.

O site Engadget diz que a empresa pretende investir cerca de 2 bilhões de dólares para fazer impulsionar o Watch. Se for assim, realmente devemos esperar que a plataforma bata de frente com Netflix e Youtube na criação de conteúdos originais.

E aí, gostou da novidade? Os canais da Projetual estão constantemente trazendo notícias, dicas e informações úteis sobre o mundo da internet, redes sociais e marketing digital. Continue nos acompanhando e fique sempre por dentro!


Por redação Projetual, com informações de Ad News.