Ferramentas de marketing: 4 dicas para pequenos negócios

Ferramentas de marketing: 4 dicas para pequenos negócios

Além de aumentar a competitividade no ambiente digital, a tecnologia também oferece diversas ferramentas de marketing digital para auxiliar os gestores no quesito comunicação online. Os pequenos negócios, em especial, podem conviver com uma realidade diferente das grandes organizações, principalmente na questão financeira. 

Ao mesmo tempo em que o número de tarefas é grande, há também a falta de recursos e/ou de mão de obra especializada para dar aquele empurrãozinho no marketing. O lado bom é que existe uma grande quantidade de ferramentas de marketing para pequenos negócios utilizarem sem medo e assim aumentar a produtividade ou a competitividade. 

Por isso, nossa lista de hoje traz essas dicas de plataformas, plugins, e outras ferramentas de marketing para dar aquele up nos negócios. Vamos lá? 

Dicas de ferramentas de marketing digital  

Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta de marketing básica em qualquer organização que deseje começar uma estruturação de posicionamento digital. Além de ser gratuita, possui a vantagem e confiabilidade de um produto Google, uma das empresas de tecnologia mais respeitadas no universo online. 

Ter um site ou blog não é o suficiente, é preciso entender como os usuários se comportam ao acessar o conteúdo da sua página online. Por isso, o Google Analytics permite que você monitore diversos indicadores do site ou blog, como as páginas que os usuários mais visitam, o tempo que permanecem em cada conteúdo, a região que mais acessa e muitos outros dados interessantes para o seu negócio. 

Aqui no blog da Projetual nós já falamos sobre uma métrica importante para sites que almejam as primeira posições do Google, a Bounce Rate

HelloBar

Hellobar é uma ferramenta de marketing digital utilizada com o objetivo de capturar e-mail e aumentar sua base de inscritos em newsletter ou outras campanhas. Em alguns momentos a Hellobar já foi muito polêmica entre os profissionais de marketing, uma vez que a abordagem da ferramenta dentro do site é agressiva, porém, muito eficiente no que promete. 

Quando o usuário está prestes a sair do seu site, por exemplo, a Hellobar exibe uma mensagem enorme que domina a tela, normalmente oferecendo algum desconto ou algum material free, pedindo em troca o e-mail do usuário.  

A ferramenta possui um plano gratuito e você pode fazer o teste no seu site ou blog e verificará a eficácia dos pop-ups enormes. 

Trello

O Trello é uma das ferramentas de marketing mais queridas no ambiente digital por quem trabalha com muitas tarefas ou um time com diferentes funções. Ele permite que todos os colaboradores visualizem em um único ambiente o status de cada atividade, que podem ser divididos por quadros e cards. 

Imagine que semanalmente sua equipe precisa publicar um artigo no blog. Com o Trello você poderá dividir as etapas da atividade até a publicação, por exemplo:

  • Pesquisar tema 
  • Produzir o conteúdo 
  • Revisar o conteúdo 
  • Inserir imagens
  • Publicar no blog
  • Divulgar nas redes sociais 

E se cada etapa dessas tiver um colaborador diferente, você pode indicar que é o responsável pelo que. Legal, tá? É rápido e fácil de usar, além de é claro, auxiliar muito na gestão de todos os projetos da empresa. 

Ubersuggest

O Ubersuggest é uma antiga ferramenta de marketing que foi adquirida por um dos grandes gurus do Marketing Digital, Neil Patel. A ferramenta é uma ótima aliada para uma estratégia completa e precisa de SEO ou então para coletar ideias de conteúdos. 

Por lá, você pode verificar qual é o volume de buscas para uma determinada palavra-chave no Google, pode analisar o site dos seus concorrentes e observar quais são os termos trabalhados por eles e ainda pode conferir quem está as primeiras posições para o seu segmento, por exemplo. 

É uma ferramenta de marketing gratuita que pode ajudar no planejamento de pauta do seu blog ou definir os próximos passos de otimização de SEO no seu site. 

E aí, gostou das nossas dicas de ferramentas de marketing? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos, novidades e curiosidades do universo digital. Fique à vontade para deixar suas sugestões nos comentários e até a próxima.