Um erro comum na gestão das empresas é se preocupar apenas com a atração de novos clientes, deixando de lado a valorização daqueles que já consomem seu produto ou marca. A fidelização é parte essencial para um e-commerce, além de ser mais econômica. Afinal ,é mais barato manter seus clientes existentes do que estar sempre em busca de conquistar novos.

Com uma boa fidelização você garante que os valores investidos na aquisição desse cliente rendam o máximo possível, fazendo o cliente comprar várias vezes de você, se tornando fiel, ou até mesmo um fã de sua marca. Conheça agora algumas formas de fidelização de clientes,  focadas em tornar a experiência de compras no seu negócio, algo inesquecível.

Apresentação é tudo

Seu site, além de propagandas e outras mídias sociais, é um dos principais contatos com seu potencial cliente, podendo ser determinante para uma compra bem sucedida ou não. Uma má experiência de navegação dentro de sua plataforma poderá fazer você perder clientes rapidamente.

O ideal é sua página não demorar para carregar, apresentar uma facilidade de uso, oferecer os produtos que seu cliente procura sem grandes esforços e por último, proporcionar uma experiência visual bonita. Ter um site com uma boa navegabilidade é o primeiro passo para uma boa fidelização de clientes.

Veja também: Marketing de diferenciação – quem é o cliente ideal para a sua empresa?

Forneça um bom atendimento ao cliente

Outro fator muito importante para contribuir com a experiência de seu cliente é um bom atendimento. Depois da navegação no seu site, o próximo contato que o cliente vai ter com o seu e-commerce vai ser através do atendimento.

Treine vendedores e o time comercial para conversar com o cliente de forma clara, simpática e oferecendo o que ele precisa na hora certa. Um bom atendimento é o primeiro passo para fechar uma venda.

Além disso, você deve trabalhar o pós-venda de seu e-commerce. Você pode entrar em contato com o seu cliente depois que ele já comprou e recebeu seus produtos para saber se eles estão satisfeitos. Esse contato também servirá para que eles dêem feedback, positivo ou negativo, sobre seu produto ou marca.

O importante é que seu cliente saiba que a sua empresa se importa com ele, antes e depois das compras no seu site e que ele pode contar com a sua equipe sempre que tiver alguma dificuldade.

Ofereça benefícios

Quem não gosta de receber um mimo, não é mesmo? Para manter o seu comprador fidelizado e feliz, você pode criar um programa de fidelidade, oferecendo diversos benefícios para os clientes que voltarem a comprar no seu e-commerce.

Por exemplo, um cartão fidelidade, que premia com pontos, os clientes que mais realizarem compras. Com um determinado número de pontos eles podem ganhar um produto de até certo valor como brinde em sua loja online. Caso você ache melhor, você também pode premiar seus clientes com descontos.

O importante é que o cliente sempre se sinta valorizado, e que ao comprar de você ele encontra mais vantagens do que em seus concorrentes.

Personalize

Esse dica se aplica a todas as outras dicas de fidelização do clientes que citamos acima. Quanto mais personalizada for a experiência do cliente, mais ele vai se sentir próximo da sua marca.

Personalizar não significa apenas citar o nome do cliente. Você precisa demonstrar que conhece a pessoa que está comprando de você, seus interesses e visão de mundo. Procure criar uma relação mais simples e entrosada, onde os atendentes não são somente vozes no telefone e, sim, pessoas com sentimentos e empatia pelo cliente.

Conheça o seu cliente

Por último, você deve conhecer bem o seu público alvo na hora de criar um plano de marketing e um plano de negócios. Se você conhecer a maneira com que esse público se comporta durante toda a sua jornada de compra, será muito mais fácil manter seus clientes felizes.

O que ele prefere comprar? Em que quantidade? Quando e de que forma ele prefere pagar? Quantas vezes ele compra no seu e-commerce por mês? A sua frequência é alta? Todas estas e outras perguntas, você só vai conseguir responder se tiver um programa de gestão que gerencie os dados dos seus clientes.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre fidelização de clientes, é hora de aplicar em seu e-commerce. Se você precisar da ajuda de uma agência de marketing digital para suas campanhas de fidelização, entre em contato conosco, nós possuímos a melhor solução para a sua empresa!

Com informações de ecommercenews.