Google anuncia novo sistema de processamento de linguagem natural que detectará o contexto nas pesquisas. Continue lendo e saiba mais!

Com a introdução do BERT, Google fará a maior mudança em seu sistema de busca desde a introdução do RankBrain! A companhia anunciou que a ação impactará 1 em cada 10 páginas de resultados, transformando substancialmente os resultados para determinadas buscas.

O BERT, abreviação de Bidirectional Encoder Representations from Transformers, foi lançado por enquanto somente para buscas de língua inglesa, mas em breve estará disponível para o mundo todo.

Como BERT impactará no funcionamento das buscas

Se tratando de uma tecnologia de rede neural, o objetivo do BERT é aprimorar o processamento da linguagem natural, geralmente utilizada pelos usuários nos buscadores. Ou seja, ele auxilia os computadores a compreenderem a linguagem de forma mais similar ao entendimento humano.

O programa será usado para apreender a contextualizar as nuances das palavras inseridas na busca e encontrar resultados mais relevantes. Realmente incrível, não é mesmo?

De acordo com a empresa, ainda falta um pouco para aperfeiçoarem a linguagem do BERT, mas o lançamento em inglês já é um passo significativo.

Até o ano passado, o programa seguia o modelo open-source, contando com uma descrição detalhada sobre o seu funcionamento no blog do Google sobre Inteligência Artificial.

O BERT também marca a primeira vez que o Google gera resultados de pesquisa usando suas próprias TPU (Tensor Processing Units), chips especializados criados para aplicativos de inteligência artificial, disse a empresa.

Veja também: Bounce Rate – Como funciona a taxa de rejeição do Google Analytics.

BERT versus RankBrain?

A chegada do BERT não significa a substituição do RankBrain, mas sim a adição de um método complementar para o entendimento de conteúdos e buscas.

Como essas buscas utilizando os dois métodos funciona? O Google explicou que existem inúmeras formas de compreender o que a linguagem presente na pesquisa quer dizer e de que modo ela se relaciona com os conteúdos da web.

Por exemplo, se você digita algo errado, os sistemas de detecção de erros auxiliam na grafia correta de uma palavra para que você consiga encontrar o que precisa.

Da mesma forma, se você usa um sinônimo da palavra que você está buscando, ele consegue encontrar conteúdos que abranjam ambos os termos.

Assim, o BERT é apenas outro sinal que o Google utiliza para compreender a linguagem. Dependendo de qual busca você realiza, qualquer um desses sistemas, ou a sua combinação, poderão ser usados para prover o melhor resultado existente.

Gostou dessa novidade sobre o sistema de buscas do Google? Então dê uma olhada em nosso outros conteúdos, estamos sempre trazendo conteúdos relevantes para você e seu e-commerce.