Google entra no mundo da Internet das Coisas

Uma matéria da Veja dessa semana trouxe a tona o assunto da Google ter feito algumas aquisições em hardwares que vão inserir a empresa na “Internet das Coisas”.

Quando falamos sobre a “Internet das Coisas”, estamos falando do futuro da computação e da comunicação, através das diversas inovações das tecnologias que acompanhamos atualmente e que vão estar cada vez mais presentes em nossas vidas, ligando todas as “coisas” à uma rede.

A Google anunciou a compra de diversas empresas especializadas no desenvolvimento de dispositivos inteligentes, com a intenção de estar presente na casa de seus usuários e se transformar “no melhor amigo virtual”, capaz de auxiliar nos problemas do dia a dia.

Uma dessas aquisições foi a segunda mais cara da empresa: 3,2 bilhões de dólares por uma empresa de tecnologia que produziu oNest, um termostato inteligente, que grava os hábitos dos moradores de uma casa e regula automaticamente a temperatura da residência.

Foto: Reprodução/ SmartCities

Segundo Gilad Meiri, executivo-chefe dae uma empresa especializada na prospecção de softwares capazes de interligar objetos, a Neura, “não é pelo termostato, evidentemente, se gastaram 3,2 bilhões de dólares, viram algo mais, e esse algo mais são os dados colhidos dentro da sala de estar, lugar aonde o Google ainda não tinha chegado.” O objetivo do Google não é comercializar esse tipo de produto, mas sim se beneficiar com sua tecnologia.

Uma das razões para a busca por plataformas e tecnologias é desenvolver novos formatos de anúncios de publicidade, já que o faturamento da empresa vêm de anúncios e a previsão é que ele não cresça nos próximos anos.

O objetivo da Internet das Coisas é facilitar a vida das pessoas com tecnologia que ligará os objetos à internet, que então trabalharão silenciosamente por nós. É o momento de pensar sobre até onde essa invasão tecnológica nos beneficiará e até onde ela poderá chegar.

Fonte: Revista Veja.