Instagram: o que fazer para converter seguidores em clientes?

<strong>Instagram: o que fazer para converter seguidores em clientes?</strong>

Sem dúvidas, o Instagram é um ótimo aliado para aumentar a credibilidade e as vendas de uma marca. Isso porque ele oferece recursos valiosos para interagir em tempo real, promover produtos e, até mesmo, para acompanhar a performance de cada postagem.

Ou seja, não há dúvidas do poder de alcance e de influência do Instagram. Mas, o que fazer para aumentar o número de seguidores? Como converter novos seguidores em clientes? Acompanhe o artigo de hoje e saiba como montar um plano de ação eficaz para elevar a sua taxa de conversão e alavancar as vendas. Não perca!

Por que a sua marca deve estar no Instagram?

Para se ter uma ideia do poder da internet, basta analisar o Relatório de Visão Geral Global Digital, produzido pela We Are Social em parceria com a Meltwater. Segundo o levantamento, 5,16 bilhões de pessoas usam diariamente a Internet, o que representa 64,4% da população global. Inclusive, a expectativa é de que, até o final de 2023, dois terços da população mundial esteja presente no ambiente digital.

Além disso, de acordo com pesquisa realizada pela plataforma Mobile Time, em 2022, o Instagram superou o WhatsApp em tempo de uso (no Brasil). Atualmente, é a rede social que mais prende a atenção dos brasileiros e está em 92% dos celulares.

Ou seja, é um palco de oportunidades para as empresas que sabem usar de maneira estratégica os recursos da rede social. Aliás, com ele é possível entender as demandas de conteúdo do público-alvo e os desejos de compra de clientes e possíveis compradores. Isso porque um dos pilares do Instagram é o conteúdo visual e a possibilidade de interação em tempo real.

Por fim, é essencial que o seu negócio esteja apto para aproveitar todas as vantagens comerciais que o Instagram oferece porque ele já está inserido no cotidiano do brasileiro e é um fator decisivo para as estratégias de marketing e de vendas.

Como montar um plano de ação infalível?

Via de regra, para conquistar uma presença sólida no cenário digital é fundamental interagir e ganhar a empatia do público-alvo. Mas, o que fazer para se destacar em meio a tantas contas profissionais do Instagram?

A seguir, confira como montar um plano de ação que vai potencializar a presença digital da sua empresa, aumentar a sua cartela de clientes e elevar as suas vendas.

  • Definição da missão e propósito do Instagram da marca: o primeiro passo é definir a principal função profissional do perfil, o tipo de cliente e as ações que serão feitas para interagir com esse tipo de público que apresenta maior interesse de compra;
  • Estipular metas e objetivos: deixar claro quais metas e tarefas devem ser atingidas em cada etapa do calendário;
  • Estabelecer prazos: deixar evidente o cronograma para a conclusão de cada ação, seja ela de venda, prospecção ou posicionamento de mercado;
  • Construção da persona: além de saber qual é o público-alvo da sua marca, é essencial saber qual é o perfil do seu cliente ideal, ou seja, aquele que se encaixa perfeitamente aos seus produtos e serviços;
  • Planejamento das ações de prospecção: planejar como você usará os recursos do Instagram para atrair seguidores e clientes, qual tipo de conteúdo pode ser mais eficaz para chamar a atenção e quais gatilhos a sua marca deve usar na legenda são pontos que precisam ser decididos nessa fase;
  • Análise do conteúdo postado no perfil: o conteúdo do perfil direciona a audiência para o funil de vendas? As postagens fazem uma apresentação atrativa da marca? Não esqueça que a produção de conteúdo é fundamental para destacar a sua empresa e aumentar a sua lista de clientes.
  • Criação de um roteiro de abordagem e venda: uma dica para aumentar o poder de alcance e deixar a negociação mais persuasiva é sanar as dúvidas dos seguidores e, em seguida, produzir um roteiro para quebrar possíveis objeções de compra.

Conclusão

Para potencializar ainda mais as suas estratégias de marketing e de vendas, entre em contato com a nossa equipe de especialistas e agende já a sua consultoria. Será um prazer poder ajudar na sua trajetória empreendedora.

Não perca tempo! Saia na frente da concorrência e invista no seu potencial!

Fonte: Imagem – www.freepik.com