Inteligência Artificial: saiba como usar nas estratégias de marketing

Inteligência Artificial: saiba como usar nas estratégias de marketing

Ao contrário do que parece, a Inteligência Artificial (IA) não é um assunto exclusivo da área de tecnologia. Aliás, a IA já faz parte do nosso dia a dia, inclusive, da área de marketing.

A princípio, a IA apresenta três categorias: a Inteligência de Máquina (que automatiza os processos e as tarefas do cotidiano), a Inteligência Coletiva (que são redes complexas que tem a função de tomar decisões coletivas e solucionar problemas) e a Inteligência Humanóide (que copia o comportamento humano por meio de interfaces digitais e dispositivos inteligentes).

Mas, você sabe como a IA pode ser inserida nas estratégias de marketing? Continue a leitura do artigo e confira a seguir.

O que é Inteligência Artificial?

De acordo com pesquisa da Gartner, até o final deste ano, em média, 30% do conteúdo virtual será produzido com o auxílio da Inteligência Artificial. Além disso, segundo a PWC, esse tipo de tecnologia deve gerar US$16 trilhões para a economia mundial até o ano de 2030.

Mas, afinal, o que é Inteligência Artificial?

De fato, a IA une várias tecnologias, tais como: circuitos neurais artificiais, algoritmos e sistemas que podem simular a aptidão humana. Ainda mais, ela não se resume a automação mecânica, também abrange processos cognitivos. Por essa razão, ela consegue ir além das atividades repetitivas e podem influenciar na análise e na tomada de decisão.

Por fim, ela faz referência a um campo da ciência que tem o objetivo de analisar, desenvolver e alocar máquinas para desempenharem atividades humanas de forma autônoma.

Como aplicar a Inteligência Artificial nas campanhas de marketing?

Por certo, a IA pode trazer muitos benefícios para as campanhas de marketing. Por exemplo, pode auxiliar no mapeamento de tendências de consumo, na análise de mercado e ajuda na etapa de definição do público-alvo.

A seguir, veja como aplicar a IA nas estratégias de marketing e conheça outras facilidades dessa tecnologia.

1 – Coleta de dados e reações

Uma das características mais marcantes da IA é a sua alta capacidade de processar de dados. Esse fato pode tornar o marketing digital e as estratégias de conteúdo mais precisas.

Em síntese, ela permite que as campanhas tenham como base dados concretos coletados em diferentes plataformas, em pouco tempo e sem a necessidade de direcionar alguém da equipe para realizar pesquisas.

2 – Inteligência Artificial e a Comunicação com o cliente

Sem dúvidas, a IA pode melhorar o processo de atendimento. Afinal, permite uma comunicação mais eficiente entre marca e consumidor final, pois encaminha resposta com mais agilidade e auxilia na personalização do atendimento.

Aliás, os chatbots (caixas de diálogo usadas em sites e redes sociais) e as salas virtuais de atendimento são ferramentas de IA já inseridas nas estratégias de marketing.

3 – Anúncios que convertem

Os anúncios também podem ser beneficiados pela IA. Uma vez que ela pode identificar quais conteúdos e formatos apresentam maiores chances de agradar cada tipo de usuário.

Como resultado, os anúncios ganham uma mensagem personalizada e com maiores chances de conversão.

4 – Segmentação de clientes e de conteúdo

Com a IA é possível melhorar a análise do comportamento do cliente e do público potencial. Isso é possível porque a tecnologia artificial pode fazer, de maneira rápida, a conferência da trajetória de compra e do histórico de acesso dos consumidores.

Além disso, permite o uso de algoritmos que podem segmentar o público-alvo de uma marca e podem tornar as campanhas mais assertivas.

Conclusão

O assunto de hoje chamou a sua atenção? Você quer mais informações sobre a inserção da Inteligência Artificial nas atividades de marketing? Então, clique aqui e entre em contato com a nossa equipe.

Nosso time é referência na área de marketing e de tecnologia e vai te ajudar a aprimorar os seus conhecimentos e a sua postura profissional.

Agende a sua consultoria! Não perca tempo!