Mesmo com queda do Facebook, investir no Instagram somente não é solução

Mesmo com queda do Facebook, investir no Instagram somente não é solução

Quem acompanhou o Instagram da Projetual na última semana deve ter visto algumas notícias bombásticas sobre o Facebook. No caso, vimos que a maior rede social do mundo sofreu uma perda no valor das ações que totalizaram US$120 bilhões, um número histórico. O caso trouxe novidades sobre o Instagram, olha só.

Basicamente, o que sabemos agora é que os investidores e acionistas do Instagram querem mudanças em relação aos anúncios veiculados na rede. Segundo o site B9, eles querem muitos mais anunciantes na rede social, ou seja, mostrar que investir no Instagram também traz resultados.

Vale lembrar que o Instagram faz parte do mesmo conglomerado de Facebook, Messenger, Whatsapp e outras empresas.

Investir no Instagram ou Facebook?

Atualmente, quem decide investir no Instagram, mais precisamente em anúncios, investe, em média, metade do que aqueles que investem em anúncios no Facebook. Esse fato, somado à queda das ações do Facebook, fez que os acionistas pressionassem os gerenciadores do Instagram a atrair mais anunciantes para a rede.

Essa demanda pode apontar para possíveis novidades sobre o Instagram: será que os acionistas esperam que investir no Instagram seja a solução para a queda das ações no Facebook?

Já faz algum tempo que o Instagram conta com algumas ferramentas comerciais bastante interessantes para as empresas. Uma delas é o Instagram Shopping, que praticamente cria um e-commerce dentro do perfil escolhido.

No entanto, em relação à visibilidade e espaço dado aos anúncios, o Facebook se tornou uma rede certamente mais comercial do que o Instagram. Entre as duas redes, praticamente a mesma quantidade de anúncios são mostrados aos usuários. No entanto, no Facebook eles tem um espaço muito mais importante e visível para os usuários. Para os anunciantes, isso faz com que investir no Instagram não se torne tão rentável quanto investir no Facebook.

Futuros possíveis para as redes sociais

A partir daí, podemos pensar em outras possibilidades: será que o Instagram irá mudar sua apresentação e funcionamento para fazer com que os anúncios tragam mais retornos para anunciantes? Se sim, certamente a rede terá que mudar muito, e a opinião dos usuários sobre a rede também sofrerá impactos.

Segundo o jornal O Globo, diversos investidores em anúncios no Facebook concordam que investir no Instagram ainda não é a solução, já que a rede social não traz tanto retorno neste sentido.

De acordo com Erik Huberman, fundador da Hawke Media, os usuários do Instagram não estão acostumados a clicar em links de anúncio, o que faz com que investir no Instagram não traga retornos diretos sob a forma de compras de produtos ou serviços.

Apesar de tudo isso, ainda é muito cedo para decidir se está na hora de apostar tudo no Instagram. Sim, a queda na receita do Facebook foi enorme, mas tudo isso foram reflexos principalmente dos recentes escândalos em que a rede social se envolveu.

Ainda é totalmente certo investir no Instagram e no Facebook. Ter presenças digitais em cada uma das principais redes sociais é essencial, algo que a Projetual defende.

Já falamos aqui no blog sobre como ter uma boa presença no Instagram e também sobre as vantagens do Facebook Ads. Dê uma olhada em nossos materiais e aprenda sobre a importância de ter sua marca presente nas redes sociais.

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Por redação Projetual.