Pense bem, quantas vezes você atualizou a última página da sua empresa no LinkedIn nesse ano? Imagino que muito pouco ou até nenhuma vez. Embora o LinkedIn não pareça ter tanta visibilidade quanto o Facebook ou o Instagram, as empresas não podem dormir no ponto e esquecer completamente dele.

A base de usuários de quase 600 milhões de profissionais da plataforma fala por si, especialmente no espaço B2B. Além de ser um lugar privilegiado para compartilhar conteúdo e flexibilizar sua influência no setor, o LinkedIn tem um desempenho 277% melhor do que o Facebook ou o Twitter para gerar conversões de visitantes em leads.

Porque usar o Linkedin como uma estratégia de marketing digital?

Por ser uma rede social voltada para questões profissionais, o LinkedIn apresenta um série de ferramentas neste sentido, que podem ajudar as empresas a se destacar em relação à concorrência. Veja a seguir algumas áreas que encontram vantagens nas ferramentas do LinkedIn:

  • Recursos Humanos: Com esse recurso as empresas podem postar vagas e construir páginas voltadas para carreira, em que exploram seus diferenciais em Employer Branding, além de encontrar possíveis candidatos com filtros avançados.
  • Soluções corporativas: Aqui você encontra as modalidades de anúncios realizados no LinkedIn, onde você pode indicar e atingir seu público alvo, criar campanhas e utilizar ferramentas como o LinkedIn InMail ou o Conteúdo Patrocinado.
  • Vendas: O LinkedIn possui uma plataforma de venda chamada Sales Navigator, voltado para o mercado B2B, nela você pode realizar segmentações e abordagens comerciais, integrando algumas ferramentas de CRM.

Como usar o LinkedIn para negócios

Como podemos ver, o LinkedIn possui um amplo potencial a ser explorado no mundo corporativo. Seja recrutando novos funcionários, vendendo produtos e serviços, ou posicionando sua marca.

Além disso, em sua plataforma existe um universo de estratégias que a sua empresa pode explorar, vamos compartilhar aqui algumas dicas básicas, mas caso tenha dúvidas, o próprio LinkedIn disponibiliza algumas de suas funções nas páginas de suas soluções corporativas. Confira!

  • Crie uma conta paga

Infelizmente, para aproveitar das melhores funcionalidades do LinkedIn, você terá que investir um pouco e contratar um dos planos Premium. Com isso, será possível ampliar a rede mais rapidamente, de acordo com o plano escolhido. Além disso, outros usuários poderão saber que você está realmente investindo nesta rede, ao visualizar o selo Premium em seu perfil.

  • Tenha um “perfil campeão”

Na plataforma existem diferentes níveis de classificação de perfil, o chamado “perfil campeão” é o melhor deles. Para o LinkedIn, atingir esta categoria significa que seu perfil está completo o suficiente para atrair recrutadores e parceiros de negócios, oferecendo as informações mais relevantes sobre sua experiência e seus interesses.

  • Crie uma página para a sua empresa

Para empreendedores, você tera duas opções de perfis a serem trabalhados, o perfil pessoal de usuário e a Company Page. Você deverá analisar qual a melhor escolha e as melhores práticas para atribuir credibilidade para seu negócio, engajando colaboradores, clientes e prospects. Para alguns negócios basta uma Company Page ou um perfil de usuário, já em outros casos é melhor ter os dois.

  • Apresente conteúdos relevantes

Um conteúdo bem pensado e relevante para os seus clientes irá te ajudar a receber mais acessos. Tenha um plano editorial e não apresente apenas conteúdos de autopromoção. O LinkedIn é, acima de tudo, uma rede social utilizada pelos usuários para se atualizarem profissionalmente, por isso, uma boa estratégia de marketing de conteúdo fará toda a diferença!

  • Siga influenciadores do seu mercado

Acompanhar personalidades consideradas influenciadoras em seu mercado de atuação é um grande diferencial para aumentar seu repertório de conteúdo e conhecimento, além de entender quais são as oportunidades na rede por meio dos comentários e interações. Não deixe, ainda, de se manter ativo compartilhando sua opinião!

  • Faça prospecção ativa

Por ser uma rede profissional, não há nada de errado em utilizá-la para encontrar potenciais clientes e parceiros de negócios. Aproveite o potencial da rede para isso, conectando-se a outros profissionais, enviando mensagens e até mesmo fazendo sua abordagem comercial, adaptada para este meio.

Gostou do conteúdo? Leia também sobre três empresas conhecidas que realizaram campanhas de sucesso no LinkedIn. Se ainda não se sente pronto para começar a usar essa rede social para negócios, não hesite em nos contatar em qualquer uma de nossas plataformas digitais, como Facebook, Instagram e Linkedin!