Atualmente é de extrema importância para qualquer e-commerce a priorização da logística como uma estratégia de negócio. Somente com um projeto bem planejado e executado você consegue garantir a satisfação do cliente e, consequentemente, sua fidelidade.

Para começar, lembre-se que logística não se trata apenas de cuidar da entrega do produto. Faz parte do processo o controle de estoque, cálculo de frete, planejamento de vendas e até o empacotamento do produto. A partir de um processo bem estruturado, que garanta o máximo de eficiência para todas as etapas, você consegue proporcionar uma experiência completa de compra online ao cliente.

Pode parecer complicado, mas para ajudar-lo a entender todo o processo de fluxo lógico apresentamos a seguir algumas dicas importantes, que irão auxiliar no gerenciamento de sua loja online, garantindo um excelente desempenho nas vendas. Confira!

Como é organizada a logística de distribuição do seu e-commerce?

Conhecer o processo logístico pode ajudá-lo a identificar seus pontos fracos e fortes e, consequentemente, facilitar o desenvolvimento de estratégias para melhorias.

De uma maneira geral, a logística no e-commerce engloba armazenagem, expedição e entrega. Na prática, estas são as etapas desse processo:

  1. Seleção de fornecedores;
  2. Recebimento e conferência dos produtos;
  3. Armazenagem;
  4. Controle do estoque;
  5. Preparação dos pedidos (picking);
  6. Comunicação com Correios ou transportadoras;
  7. Embalagem;
  8. Documentação e emissão de nota fiscal;
  9. Rastreamento e gerenciamento das entregas;
  10. Logística reversa;
  11. Pós-venda.

Valorize o usuário através do uso de logísticas

Quanto mais entendemos sobre o comportamento do nosso público alvo, seja formulando personas ou a partir de questionários, mais teremos condições de satisfazer, de maneira efetiva, suas reais necessidades. Criar estratégias a partir do foco no interesse de seus clientes deve ser um pilar estratégico de um bom e-commerce.

Ou seja, a valorização da experiência do usuário pode determinar o nível de performance do negócio. Dessa forma, é impossível ignorar o papel da logística. Por melhor que seja o seu produto e a experiência oferecida na hora da compra, todos os esforços serão em vão se a loja falhar na entrega.

Por exemplo, uma boa experiência com o frete é muito significativa para que o cliente fique satisfeito com uma compra on-line. Portanto, esse é um passo importante para o seu sucesso no e-commerce. Assim, tenha em mente algumas dicas:

  • Utilize de frete grátis quando possível. Apesar de ser um grande atrativo é preciso ter cuidado e utilizar essa opção em campanhas bem elaboradas, para não gerar prejuízos;
  • Mantenha os valores do frete sempre atualizados junto à transportadora. Dessa forma, você evitará desgastes com o cliente;
  • Tente oferecer diferentes opções para o cliente, com prazos de entrega e valores variados dependendo de algumas escolhas.

Como executar satisfatoriamente as etapas de logística?

Com o auxílio das tecnologias empregadas nas atuais plataformas de e-commerce as empresas conseguem focar mais facilmente sua atenção na gestão de seu próprio negócio, tendo um melhor gerenciamento dos volumes de dados que as vendas online geram.

Por tanto, escolher uma boa plataforma de e-commerce é o primeiro passo para facilitar os processos de logísticas de sua empresa. Um dos fatores mais importantes é a possibilidade de integração que a plataforma escolhida proporciona. Atualmente a omnicanalidade já começou a dominar o comércio eletrônico e precisa ser levada a sério.

Dessa forma, soluções dedicadas ao controle do estoque precisam contemplar não apenas a gestão do que acontece no website, mas no mobile, nas redes sociais, nos marketplaces. Mostrando todas as operações de venda num único sistema, ajudando a reduzir o índice de falhas.

Mantenha uma boa comunicação com seus clientes

Pode até não parecer diretamente conectado, mas oferecer ao seu cliente o máximo de informações possíveis, incluindo a localização e identificação do produto, comentários de outros clientes, informações sobre preço, frete e tempo de entrega, influência positivamente na cadeia logística do comércio eletrônico.

A satisfação do consumidor tende a aumentar, por exemplo, quando ele recebe informações sobre o status da sua encomenda, conseguindo acompanhar todo o processo. A melhor forma de fazer isso é por meio da integração entre os sistemas que sustentam a operação. Em outras palavras, é imprescindível que site, backoffice, sistema fiscal e CRM atuem de forma sincronizada.

A logística para e-commerce vai muito além das tarefas operacionais relacionadas à entrega do produto. Caso ainda tenha alguma dúvida não deixe de entrar em contato com a Projetual a partir de nossos canais. Estamos no Youtube Instagram. Nos vemos logo!

Com informações de Ecommercenews.