Marca, logotipo, ícone ou avatar: qual é a diferença?

Marca, logotipo, ícone ou avatar: qual é a diferença?

É normal atualmente a confusão no que diz respeito à nomenclatura de determinadas expressões, tais como marca, logotipo, ícone e avatar. Afinal, o que de fato é cada um e o que representam?

Marca

O conceito de marca é oriundo do termo germânico “marka”, que representa “significado”. As marcas representam entidades, sejam elas empresas, produtos ou serviços, por exemplo, identificadas a partir de um modelo gráfico. A elas são ainda atribuídos novos conceitos (tais como sofisticação, qualidade e beleza), de acordo com a experiência dos usuários.

Dessa forma, além da representação gráfica composta por símbolo e tipografia, as marcas carregam “algo mais”, através de significações marcadas mais pela emoção e paixão.

Logotipo

Uma tipografia específica que representa o nome de uma empresa pode ser considerada um logotipo, agregando valor tal qual uma assinatura, a ser utilizada das notas fiscais emitidas aos produtos produzidos.

Logotipo da Amazon é exemplo

Ícone

Ícones, por sua vez, dizem respeito a símbolos visuais que caracterizam posicionamento de mercado, muitas vezes substituindo ou complementando logotipos. O popular “jacaré” da marca Lacoste é um exemplo de ícone, bastante reconhecido mesmo sem o nome da companhia.

Ícone jacaré da lacoste

 

Avatar

Os avatares representam uma evolução do logotipo e do ícone, buscando envolver os sentidos humanos através de sons e animações. Para esse exemplo, podemos utilizar o bonequinho da companhia telefônica Vivo, frequentemente percebido em comerciais e ações da marca, movimentando-se e simbolizando exclusivamente a entidade.

Se por um lado, como dito anteriormente, a marca está ligada às emoções e paixões, logotipo, ícone e avatar visam atingir a razão do consumidor, bem como seus sentidos (visão, audição e tato, principalmente).

Assim, separando cada conceito, torna-se mais fácil perceber a diferença entre eles. Você saberia dar outros exemplos de representação de marca? Comenta aqui!

COMPARTILHE: