Philip Kotler é considerado o pai do marketing por muitos. Recentemente, ele lançou o livro “Marketing 4.0”, no qual apresenta as principais mudanças na prática de marketing no cenário atual.

Quer saber mais sobre o que o marketing 4.0 representa para o mercado hoje em dia? Então continue a leitura deste post e confira!

Marketing 4.0, 3.0, 2.0 e 1.0: o que são?

Kotler foi o responsável por definir e caracterizar as eras do marketing. Cada uma de suas evoluções apresentou importantes mudanças para o mercado, de modo que justificasse esse salto, a ponto de definir uma nova fase para o marketing.

Segundo ele, a primeira versão do marketing tinha como foco o produto. O maior exemplo dessa era foi o fordismo e uma famosa frase de Henry Ford: “O cliente pode ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto”.

Em um segundo momento, o foco se voltou para o cliente, principalmente por seu maior nível de informação. Assim, com mais concorrência, as marcas tiveram de dar atenção ao público, que podia escolher como queria o produto e quanto estava disposto a pagar.

A terceira era, o marketing 3.0, é sobre os valores da marca. A ideia é apresentar uma imagem humanizada do marketing. Essa necessidade surge porque o consumidor passou a querer um tratamento humano e não apenas como número.

Já o marketing 4.0 tem como objetivo convergir tecnologias para um atendimento cada vez mais personalizado e autêntico. Ou seja, os valores do marketing 3.0 ganharam o acréscimo das ferramentas de tecnologia e da comunicação presentes no mundo atual.

Como aplicar o marketing 4.0?

O marketing 4.0 aborda a inclusão digital e as possibilidades e os desafios que surgem no ambiente on-line. Suas principais características são:

  • o consumidor é mais distraído e tem menos tempo;
  • há uma fragmentação subcultural;
  • o humor do público é importante;
  • o marketing tradicional se une ao digital;
  • o marketing é omnichannel;
  • ele valoriza a experiência do consumidor;
  • ele integra o consumidor e a marca;
  • ele usa as redes sociais;
  • ele analisa dados;
  • ele inclui os aplicativos;
  • ele usa gamification.

É importante entender que, hoje, os consumidores têm uma relação mais horizontal e próxima com as marcas e os produtos. Dessa forma, é fundamental desenvolver e compartilhar histórias significativas que reforcem esse relacionamento.

Os relatos, as experiências e as resenhas sobre as marcas fazem que os consumidores passem a ditar o jogo. A maioria deles procura boas referências antes de consumir, o que ressalta ainda mais a importância desse relacionamento.

E o meio digital?

Entre todas as mudanças, a mais drástica foi a do ambiente digital em que o marketing passou a acontecer. Em alguns países, a internet já é mais popular do que a televisão, o que ressalta ainda mais a importância de sua utilização.

E essa mudança de ambiente para o marketing vai acontecer também nas empresas, que devem buscar aproximar sua marca dos consumidores. É o marketing 4.0 que explica como funciona essa aproximação!

Curtiu este conteúdo? Então, aproveite e confira o post sobre as tendências de marketing para 2019!