Você já se perguntou o porquê de comprar um produto de uma determinada marca e não de outra? As empresas estão sempre em uma constante batalha para convencer as pessoas a comprarem os seus produtos. Essas buscas de diferentes posicionamentos e abordagens mais atrativas faz parte do marketing de diferenciação.

O marketing de diferenciação pode ser definido como a criação e implementação de um conjunto de estratégias com o objetivo de criar ofertas que façam os potencias clientes perceberem uma diferença diante da concorrência, criando assim uma vantagem competitiva.

Existem várias estratégias que podem ser aplicadas para criar diferenciação: segmentar clientes, lançar novos produtos inovadores, posicionamento de mercado, preços diferenciados, campanhas promocionais, qualidade do produto, entre outras.

Essa relação de custo x benefício é trabalhada no Marketing da diferenciação, aumentando para o cliente os benefícios da compra, reduzindo o fator de custo na escolha da compra. Em palavras mais simples, o valor do produto percebido pelo cliente na hora da compra é aumentado com estratégias de diferenciação.

Portanto, o preço não é o fator determinante na compra de um produto, mas sim o valor percebido pelo cliente. Claro que o preço também é um fator decisivo para compra, quando os preços entre produtos similares são muito diferentes, a tendência é a que a pessoa compre o produto mais barato.

Como aplicar o marketing de diferenciação

A maior parte das estratégias de marketing de diferenciação está ao alcance das empresas, independente do tamanho. O que é primordial é analisar essas estratégias e verificar quais delas mais se adequam a realidade e necessidades da empresa. Uma boa estratégia de marketing de diferenciação cria credibilidade e autoridade para a marca, despertando a lealdade dos consumidores.

Segmentação

Para ser sempre lembrado por seu consumidor, segmentar o seu público é um ponto fundamental. Seu cliente precisa ser visto de maneira especial, ou até mesmo, receber um atendimento completamente personalizado.

Ao definir o seu público-alvo e dividi-lo em grupos com características comuns, você poderá focar suas promoções, produtos e mensagens de acordo com essas características.

Algumas opções de segmentação de público são:

  • Características (classe social, preferências, comportamento e personalidade);
  • Localidade;
  • Dados demográficos (idade, gênero, escolaridade, entre outros.)

Esse tipo de estratégia pode criar um vínculo de confiança e credibilidade.

Marketing de Conteúdo

Apresentar um bom marketing de conteúdo é a melhor estratégia para você criar um vínculo com seu cliente, entregando-o respostas que ele procura de maneira não invasiva. Ao gerar conteúdo relevante para a sua segmentação, você tem uma oportunidade real de consolidar a sua marca e engajar seu público.

Os benefícios que o marketing de conteúdo, quando bem feito e executado, pode trazer são:

  • Fidelização;
  • Aumentar a sua presença online;
  • Ser lembrado como autoridade em determinado assunto;
  • Educar o mercado sobre seu produto ou serviço;
  • Captação de leads
  • Baixo custo para conquistar clientes.

Além disso, a possibilidade de formatos para divulgar o seu conteúdo é bem vasta: página do facebook, blogspot, infográficos, vídeos, entre outros. O que você precisa é de conteúdos de qualidade e uma estratégia eficaz, e nisso a Projetual pode ajudar você!

Inove

Para ser uma empresa inovadora você não precisa necessariamente estar sempre criando produtos revolucionários. As vezes inovar é apenas sair do óbvio, e isso pode ser feito através de pequenas coisas. A sua inovação pode vir de:

  • Parcerias
  • Promoções
  • Canais de comunicação
  • Pioneirismo
  • Novos negócios, entre outros.

Você já parou para pensar em algo que você pode fazer e que o seu concorrente nunca fez? Se sim, aprofunde essa ideia!

Não se esqueça do pós-venda

Uma venda não acaba depois que a compra é realizada. E se você quer que o seu cliente volte, é preciso pensar em estratégias de pós-venda.

Quando bem executado, o pós-venda promove a confiança e mesmo o encantamento do cliente. Coisas simples como oferecer um suporte após a compra, ou mesmo um e-mail de agradecimento, podem ter resultados incríveis. Um cliente que recebe atenção tende a valorizar mais o seu negócio. Não são todas as empresas que tem esse cuidado, se destaque com um pós-venda bem trabalhado!

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