Desde que surgiu a comunicação digital, houve uma mudança de comportamento dos consumidores, que agora esperam firmar relações com as marcas, indo além de uma simples compra. Diante desse novo comportamento, surge o Marketing de Engajamento.

 

A nova relação entre marcas e seus consumidores mudou tanto nos últimos anos que impactou todo processo de consumo, alterando completamente a Jornada de Compras. Neste novo cenário, em extensão ao Marketing de Influência surge o Marketing de Engajamento que, em resumo, é atrair – e envolver – seu público alvo através de storytelling, criando assim um relacionamento mais profundo e significativo. Já sabemos que fazer métricas de resultados baseadas em números de curtidas não é o caminho mais sábio a se seguir, o que importa é se o seu consumidor está achando o seu conteúdo relevante.

Segundo Gail. F. Goodman, CEO da Constant Contact, se você deseja alcançar bons resultados com Marketing de Engajamento, precisa aderir a esses três passos:

  1. Encante as pessoas – pequenos detalhes que fazem a diferença. Envie uma mensagem de aniversário, ou um “sentimos sua falta”: mensagens mostram que a empresa conhece o perfil do consumidor, o que demonstra uma atenção maior e faz com que o consumidor se sinta especial.
  2. Estimule as pessoas a entrar e a ficar em contato – estamos em busca de pessoas que se tornem clientes frequentes, que quando entram em contato, criem o hábito de voltar. Uma forma de fazer isso acontecer é usar os famosos Call To Action,:estimule as pessoas a tomarem uma ação, e quando essa resposta for muito importante, lembre se de recompensar o consumidor.
  3. Crie conteúdos que provoquem compartilhamento – fale sobre coisas que são importantes para o seu consumidor, vá em busca dos compartilhamentos, reposts, comentários e opiniões. Por isso é importante o Marketing de Conteúdo nessa etapa e, principalmente, o conhecimento de sua Persona.

Aplicando essas ações em sua marca você estará fortalecendo sua relação com o consumidor e abrindo portas para futuros clientes.

 

Case de Sucesso: Netflix

netflix e pipoca
Imagem: Shutterstock

 

Uma das pioneiras nessa área, a Netflix já mostrou mais de uma vez como aplicar os conceitos apresentados acima em suas redes sociais. Famosos por suas respostas únicas, a marca envolve seus seguidores através de conteúdo e de respostas que mostram um timing perfeito e uma personalidade forte. Não é questão de soltar respostas engraçadas, é conhecer seu consumidor como a palma da sua mão.

 

Deu para entender a importância do Marketing de Engajamento para sua marca? Para ter mais dicas sobre Marketing Digital fique atento ao nosso Blog, sempre cheio de informações para você. Inscreva-se também em nosso Canal no YouTube.