Marketing digital para profissionais da saúde: dicas rápidas e eficientes

Marketing digital para profissionais da saúde: dicas rápidas e eficientes

Em um mundo cada vez mais conectado, os hábitos de consumo vão adquirindo novo formato. Bem como os usuários possuem cada vez mais poder quando o assunto é acesso à informação.

Um bom exemplo disso é que em poucos cliques é possível consultar uma infinidade de conteúdo. E com uma variedade sem tamanho: notícias, jogos, produtos e é claro, cuidados com a saúde.

Por outra ótica, isso abre algumas portas para conquistar clientes online! No entanto não se engane, o trabalho pode ser difícil, afinal, somente o termo “saúde” possui mais de 100 mil buscas por mês no Google. A mesma pesquisa exibe mais de 724.000.000 resultados.

Portanto, se por um lado existe uma grande concorrência, existem também grandes oportunidades. Por isso hoje vamos falar sobre algumas ações de marketing digital para profissionais da saúde. 

Dicas de Marketing Digital para Profissionais da Saúde

Quem é o seu paciente e o que ele busca? 

Primeiramente é preciso entender quem é o público que busca os seus serviços e como você pode alcançá-lo. Por isso, essa é nossa primeira dica de marketing digital para profissionais da saúde. 

Você sabia que 26% dos brasileiros recorrem primeiro ao Google ao observar um problema de saúde? Em 2018 o Brasil foi o país em que as buscas por informações de saúde mais cresceram em todo o mundo!

Os dados acima são de uma pesquisa do Google, divulgada pelo Estado de São Paulo, junto com a informação de que “enquanto apenas 25% dos brasileiros têm plano de saúde, cerca de 79% está conectado à internet.”

Em outro levantamento, o G1 apontou os problemas de saúde mais buscados pelo brasileiro no ano de 2018:

  • Febre Amarela;
  • Ansiedade;
  • Herpes;
  • Dor de cabeça;
  • Diabetes; e
  • Depressão.

Logo, isso nos dá uma ideia para iniciar o planejamento de marketing. Se você possui um consultório clínico voltado à psicologia, por exemplo, que lida com pacientes com depressão, poderá criar um site ou portal específico sobre o assunto, atraindo todas essas pessoas interessadas. 

Como o seu paciente pode encontrar você? 

A partir do momento em que você identifica quem é o seu cliente e o seu público, é hora de pensar nas ações para que eles possam encontrar você no ambiente digital. E aqui há diversas oportunidades para você trabalhar. 

Uma das práticas de maior benefício pode ser o SEO local. Ou seja, permitir ao usuário encontrar a sua clínica por estar perto de sua localização. Você pode conferir um pouco mais sobre o assunto no blog da Milena.

Além disso, é indispensável também a presença da sua clínica ou perfil profissional das redes sociais. Lá você poderá interagir com os seguidores, tirar dúvidas e construir um relacionamento amigável com as pessoas que acompanham suas publicações.

Ah, não esqueça de deixar bem claro no perfil qual é a sua especialidade e onde você atende, ok?   

Como você passa credibilidade do seu serviço ao cliente?

Agora que você sabe o que seu cliente busca e trabalhou formas do paciente encontrar você, como fazer para que ele escolha você? Por isso, nossa terceira dica de marketing digital para profissionais da saúde é investir em conteúdo que promova a boa reputação da sua clínica ou dos seus serviços. 

Então vamos conhecer duas formas bem legais de construir isso?

A primeira delas é dedicar esforços na produção de conteúdo original em um canal digital. Lá você poderá expor as suas ideias, falar sobre os tratamentos que recomenda, contar histórias de sucesso de pacientes atendidos por você e muito mais. Lembre-se sempre da ética, ok? Nada de expor nomes de clientes, por favor. 

Com uma mídia bem estruturada você começará a construir uma autoridade online, onde cada vez mais as pessoas enxergarão o seu conteúdo como referência ao que elas buscam e, consequentemente, atraindo mais visitantes e clientes ao seu serviço.

Qual a sua referência no seu setor? Ele possui um bom blog, canal no YouTube ou rede social?

A segunda forma é trabalhar com depoimentos dos seus pacientes. Peça a eles que façam uma breve avaliação de como foi o atendimento, quais resultados ele alcançou com o tratamento e outras informações que considerar útil. Você pode usar esse depoimento nas suas redes sociais, site e blog, por exemplo, para mostrar aos novos visitantes o quão confiável é o seu negócio.

Vamos colocar essas dicas em prática?

Vê como que em alguns passos você pode se destacar no ambiente digital e conseguir muito mais clientes? Se você gostou das nossas dicas de marketing para profissionais da saúde, compartilhe com os seus pares e marca a Projetual na sua publicação!

Já que estamos falando de marketing digital para profissionais da saúde, separamos este Webinar imperdível com dicas para dentistas. Confere aqui e deixa um comentário para sabermos se ele foi útil ou não…

Continue acompanhando o blog da Projetual para mais informações, dicas e curiosidades do universo do marketing.

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