Melhores tipos de posts no Instagram - Projetual

O Instagram é uma rede absolutamente essencial para muitas empresas no marketing digital. O Brasil é o segundo país com mais usuários na rede que possui mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo todo. Muitas marcas sabem das possibilidades, mas não tantas sabem quais os melhores tipos de posts no Instagram para ter engajamento.

Uma pesquisa da Quintly analisou quase 9 milhões de postagens feitas por mais de 44 mil perfis comerciais. O estudo mostra quais os tipos de perfis, qual tipo de conteúdo mais visto e mais postado, quais os melhores tipos de legenda e, claro, os melhores tipos de posts no Instagram para engajamento.

O que as pessoas mais postam

Em relação aos tipos de conteúdo que mais foram utilizados na rede, as imagens levaram a melhor entre carrosséis (conjunto de imagens) e vídeos. 72% das postagens foram imagens, enquanto 16.7% foram vídeos e 10.7% foram carrosséis.

Melhores tipos de posts no Instagram - Projetual
Reprodução: Rock Content.

Já falamos aqui que vídeos são ótimos para fisgar usuários e gerar mais interação, algo que vários profissionais do marketing digital concordam. E isso é verdade também no estudo, já que os vídeos ficaram no topo dos melhores tipos de posts no Instagram para gerar engajamento.

Um vídeo é capaz de gerar 21.2% mais interações do que uma imagem, segundo a pesquisa. Carrosséis, por sua vez, conseguem gerar 2.2% mais interações.

Melhores tipos de posts no Instagram - Projetual
Reprodução: Rock Content.

Vídeos podem ser um tanto complicados de fazer, mesmo com seu maior retorno. Já demos algumas dicas aqui no blog sobre como fazer bons vídeos e conseguir mais resultados com eles. Vale a leitura.

Legendas contam nos melhores tipos de posts no Instagram

A pesquisa também mostrou que o tamanho das legendas e como elas são escritas também influenciam no retorno. Mesmo que 31% dos posts utilizem mais de 300 caracteres nas postagens, percebeu-se que as postagens que usam até 50 caracteres geram mais engajamento.

Em relação às hashtags, a maior parte dos perfis (36.2%) utiliza de 1 a 3 hashtags e quase 29% usam nenhuma hashtag. Portanto, se for pra usar (e não há problema nenhum em fazer isso), o ideal é não ultrapassar 3.

Mesmo com tanta fama, as hashtags só parecem dar realmente certo entre perfis com mais de 10 milhões de seguidores e naqueles com menos de mil seguidores. Na maior parte dos perfis, usar nenhuma hashtag mostrou mais resultado e garantindo mais engajamento.

Melhores tipos de posts no Instagram - Projetual
Reprodução: Rock Content.

Os emojis também ganharam atenção no estudo. Aqui no blog da Projetual já falamos que emojis renovaram a forma de nos comunicarmos, atualmente ajudando até os melhores tipos de posts no Instagram para ter engajamento.

Praticamente 55% dos perfis comerciais não utilizam nenhum emoji nos posts, ou seja, a maioria. Mesmo assim, a pesquisa viu que postagens com pelo menos um emoji trazem mais engajamento.

Melhores tipos de posts no Instagram - Projetual
Reprodução: Rock Content.

Dias para postar

Por último, a pesquisa também mostrou quais são os melhores dias da semana para postar e ter engajamento. Diferentes do que achávamos, os fins de semana se mostraram melhores: podem gerar até 22.3% mais engajamento.

Melhores tipos de posts no Instagram - Projetual
Reprodução: Rock Content.

Considerando todo o estudo, podemos realizar uma síntese dos melhores tipos de post no Instagram para ter mais engajamento. Descobrimos que a melhor aposta são os vídeos, com legendas curtas de até 50 caracteres, com pouca ou nenhuma hashtag e, por que não, com alguns emojis.

É claro que tudo varia com o público. Portanto, é legal fazer uma leitura do que funciona mais com seus seguidores.

Gostou de aprender o que funciona melhor no Instagram? Em nosso canal no Youtube existem uma série de dicas que a diretora da Projetual, Milena Mancini, traz para empresários e gerenciadores de redes sociais.

Nos acompanhe!


Por redação Projetual.