Consumidores da geração Z - Projetual

Você já teve a sensação de que o tempo está passando mais rápido? Pois saiba que você não é o único e essa percepção está ligada à alta velocidade da era atual. Estamos em um momento de rápidas transformações, intensas produção e circulação de dados,  tecnologia cada vez mais avançada e acessível e o alto crescimento do mobile como ferramenta de acesso à internet.

Passamos, então, a viver os chamados micro-momentos, e é para esse fenômeno que as empresas devem olhar a partir de agora, na hora de desenvolver o planejamento estratégico como um todo.

Você já sabe como usar as novas características de comportamento para se conectar com seus públicos? Venha entender mais sobre os micro-momentos e como eles afetam (ou devem afetar) sua atuação na internet.

O que são micro-momentos?

No grande volume de consumo de informações e acessos à internet, os micro-momentos são aqueles da ação do consumidor. É aquele pequeno instante em que ele, de fato, toma a decisão de se conectar com uma marca. E isso acontece em função de quatro comportamentos básicos:

  • quando o usuário quer uma informação;
  • quando deseja ir a algum lugar ou saber uma localização;
  • quando quer fazer algo em específico (marcar uma consulta, conversar, etc.);
  • quando vai realizar uma compra.

Qual relação entre micro-momentos e o marketing digital?

Os micro-momentos trazem uma nova forma do cliente consumir as informações e se relacionar com as marcas. As exigências são diferentes e a jornada de compra se torna mais complexa.

O marketing digital precisa, então, se adaptar a essa nova realidade e aperfeiçoar estratégias e recursos. Isso vai desde o planejamento até a linguagem que será usada em suas ações. É preciso pensar um marketing que se alinhe à velocidade dos dias atuais.

Quais ações sua empresa pode realizar para surfar nessa onda?

Diante desse cenário, as empresas precisam compreender as características dessa velocidade toda em que vivemos e trabalhar as estratégias para se conectar com o público e garantir o valor de marca e a lucratividade. Entre as principais alternativas, destacamos:

  • investir em sites e blogs responsivos;
  • desenvolver um conteúdo relevante e coerente com o perfil do seu cliente;
  • trabalhar uma boa estratégia de SEO;
  • comunicar de forma direta e personalizada com o usuário.

Um bom trabalho de marketing tem como um de seus pilares acompanhar as transformações sociais, e por extensão, do comportamento do consumidor, pois somente assim é capaz de realmente compreender o cliente e se conectar com ele. A ideia de percepção criada e ações tomadas em micro-momentos estão aí para nos mostrar a importância de se acompanhar as tendências do comportamento das pessoas.

Isso não é futuro, é o presente, e está no nosso dia a dia. Até a gigante Google está investindo recursos de diversos tipos para entender a natureza dos micro-momentos e como eles podem ser parte das estratégias para a presença digital das organizações.

Gostou do nosso conteúdo sobre micro-momentos? Então, não pare por aqui! Continue o aprendizado e conheça os pilares para ter uma presença online forte.