Mobile Marketing: fique por dentro dessa estratégia chave para o e-commerce

Mobile Marketing: fique por dentro dessa estratégia chave para o e-commerce

Já não é uma surpresa que os smartphones atualmente ocupam grande parcela das estratégias de marketing das empresas. De acordo com uma pesquisa realizada no meio de 2018, pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), quase metade dos brasileiros que acessam a internet o fazem pelos seus smartphones.

Com um número de usuários cada vez mais expostos, o interesse dos anunciantes por essa importante parcela de mercado consumidor vem ganhando cada vez mais destaque. As marcas estão se concentrando em criar campanhas bem-contextualizadas, geolocalizadas e entregadas no momento certo, criando o retorno desejado e uma relação empática com o usuário.

Invista em uma geolocalização mais assertiva

Os smartphones atuais já vem com um recurso do GPS incorporado, a cada ano, essa tecnologia de geolocalização fica ainda mais eficiente. Consequentemente, isso possibilita que você segmente seus anúncios e campanhas com base nessa funcionalidade, escolhendo atingir apenas pessoas que estão em determinado bairro ou cidade.

A geolocalização pode ser uma arma de marketing poderosa, por exemplo, se é possível saber quando uma pessoa passa perto de uma loja, por que não mostrar para ele uma promoção nesse momento? Pode ser o incentivo que faltava para ela entrar.

Além disso, conhecer o perfil dos locais que o usuário frequenta ajuda a entender melhor seu comportamento. Assim, se uma pessoa é impactada por uma campanha na hora do almoço, andando por onde trabalha ou mora, com um anúncio de promoção em um restaurante que ela goste, a taxa de conversão e atração é muito maior. Assim, a campanha torna-se mais assertiva para uma marca.

Conectado 24 horas por dia

Outra mudança drástica que os smartphones trouxeram para a nossa geração, é o poder de estar conectado em qualquer momento. O usuário não precisa mais necessariamente estar inserido em determinado meio para poder ser afetado. De acordo com um estudo do IDC (Informação de Consulta Dinâmica), 76% das pessoas mantém seu telefone a menos de dois metros de si mesmo quase todo o tempo em que estão acordados.

Portanto, formatos mais tradicionais de mídia mobile, como display, rich media e vídeo, ainda são altamente eficazes na geração de branding awareness e interação, mas para chegar a um desses anúncios, o usuário deve-se estar navegando em um site ou aplicativo.

Mas uma novidade que a geolocalização trouxe é o poder de impactar seu usuário em qualquer momento, esteja ele previamente conectado ou não. A partir dos locais que o usuário frequenta, podemos enviar notificações, mensagens de texto ou multimídia em formatos assertivos, com informações que interessem seu cliente naquele determinado momento e local.

Conhecimento é a melhor arma

Apesar de importantes, dados demográficos e respectivos interesses, não são suficientes para definir que tipo de persona sua marca ou empresa impacta. Porém, através de informações como os aplicativos que eles usam, você consegue se conectar mais intimamente com seus clientes, adaptando anúncios à seus gostos e necessidades.

Informação como o ID de cada dispositivo podem ser muito útil para esse contexto. É um número único com o qual é possível saber quais aplicativos o usuário usa, que tipo de conteúdo consome ou produtos ele compra. Só temos que ficar atentos e seguir a nova lei geral de proteção de dados.

A geolocalização somada a uma análise de dados realizada de maneira assertiva pode transformar uma simples comunicação em um benefício ao usuário. O conteúdo personalizado e bem contextualizado pode transformar viewers comuns em clientes, aumentando o resultado para sua marca ou empresa.

Agora que você já sabe a importância de uma campanha de marketing voltada ao mundo mobile, não pare por aí, entre em contato com a Projetual. Nossa equipe está preparada para te ajudar, estimulando o crescimento de sua empresa e abrindo um mar de possibilidades.

Com informações de ecommercenews.