Multichannel: saiba o que é e descubra como criar a sua estratégia

Multichannel: saiba o que é e descubra como criar a sua estratégia

A palavra de ordem para o Marketing Multichannel é multiplicidade.

A princípio, é uma estratégia que não se limita somente a um canal para se comunicar com o cliente. Dessa forma, combina várias plataformas de contato e de venda. Tais como: e-mails, redes sociais, telefone, aplicativos, anúncios, eventos.

Certamente, por aliar múltiplos canais, a estratégia deve ser elaborada com cuidado e planejamento. Parece um pouco trabalhoso, mas você não precisa se assustar. No artigo de hoje você vai entender como essa estratégia funciona e como você pode implementar na sua empresa.

Continue a leitura e veja como criar uma estratégia certeira.

Entenda o que é Multichannel

Para entender melhor essa estratégia, vamos analisar o significado ao pé da letra?

O termo é composto por duas palavras: “multi” e “channel”, consequentemente seu significado em tradução livre é: multicanal. Ou seja, é uma estratégia que vai atuar em vários canais e não em um veículo único. Desse modo, com essa multiplicidade de atuação, aumentam as chances de atingir o cliente.

Em síntese, é oferecer ao cliente potencial opções de compra. Ou seja, não limitar somente a um canal, seja ele digital ou convencional. É permitir que o cliente escolha como quer comprar.

Como montar sua estratégia de Marketing Multichannel

Para criar uma estratégia de Marketing Multichannel é necessário prestar atenção em 3 pontos principais que irão nortear todo o trabalho. São eles: criação da persona, escolha de canais e, finalmente, como conectar os canais para tornar a experiência do cliente mais agradável e vantajosa.

Criação da persona

Primeiramente, você deve saber quem é o foco da sua ação. Desse modo, deve conhecer o perfil do seu cliente, quais são as preferência e costumes. Além disso, deve conhecer quais são os canais de interação e de compra prediletos do seu público. Definitivamente, nessa etapa, você deve estudar o cliente.

Além disso, é com a criação da persona que será possível definir o tipo de conteúdo que será mais eficaz e impactante.

Análise e escolha dos canais

Na hora de escolher quais plataformas farão parte da sua estratégia, você deve inserir canais digitais e convencionais. Ou seja, não se limitar ao cenário virtual. Afinal, existe uma parcela de clientes que tem mais familiaridade com telefone, anúncios e mensagens de texto, por exemplo.

Além disso, você deve lembrar que sua estratégia de campanha deve ser apropriada para todos os veículos escolhidos. Ou seja, deve apresentar conteúdo versátil.

Aposta na conexão

Agora que você já conhece o perfil do cliente e sabe quais canais ele prefere para interagir e comprar, chegou o momento de investir na experiência de compra desse cliente.

Definitivamente, para tornar a experiência do cliente agradável, é necessário ser acessível e apresentar qualidade em todos os canais que fazem parte da sua estratégia de Marketing Multichannel.

Por fim, aqui você deve observar seu posicionamento nos canais digitais, físicos e no setor de atendimento. Já que é a qualidade nessas plataformas que vai proporcionar bem-estar ao cliente e fortalecer a conexão com esse público.

Conclusão

Quando a empresa investe em vários canais, ela é vista por mais pessoas. Com isso, atinge uma proporção bem maior de potenciais clientes. Desse modo, aumenta a chance de concluir a venda.

 Afinal, já diz o ditado, quem não é visto, não é lembrado!

Então, não perca tempo e venha montar sua estratégia! Entre em contato conosco. Será um prazer te acompanhar nessa jornada.

Fonte – Imagem: www.freepik.com

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