Native ads - Projetual

O marketing digital é cheio de estratégias super bacanas e úteis para que empresas consigam atrair um potencial consumidor de forma eficaz. Uma delas são os native ads, extremamente comuns no nosso dia a dia na internet, mas que poucas pessoas sabem como funciona.

O que são native ads

Você certamente já passou o olho em algum deles e, possivelmente, até já clicou. Os native ads, como o nome indica, são uma espécie de anúncio.

Sabe aqueles posts patrocinados que sempre encontramos no fim de uma página de um site de notícias? Eles são o tipo mais comum de native ads.

Geralmente, eles são conteúdos em formato de texto de blog, pensados para ser atraentes e conterem informações úteis para o leitor. Pode ser um conteúdo que tire dúvidas, dê dicas ou resolva alguma necessidade que o leitor esteja tendo, ao mesmo tempo que está divulgando algum serviço da marca.

Basicamente, os native ads são mais um dos exemplos do marketing de conteúdo: um conjunto de estratégias e ações que visam atrair um potencial consumidor oferecendo textos, imagens, vídeos e outras formas de conteúdos que sejam úteis a ele e chamem atenção para a marca ao mesmo tempo.

Por que fazer

Para falar das vantagens dos native ads, podemos falar sobre o que já explicamos neste texto. Como os native ads são, muitas vezes, textos do blog, as vantagens de um acabam operando no outro.

O blog da sua marca não precisa ser como uma vitrine de loja, não. Quando falamos em marketing de conteúdo, do qual redação de blog faz parte, falamos em ter portais que podem ser usados de forma útil pelo usuário: que tire dúvidas, dê dicas, preencha necessidades, seja interessante.

Native Ads - PROjetual
Exemplo de Native Ads no site Bloomberg. Imagem: Reprodução / Resultados Digitais.

Ao mesmo tempo que faz tudo isso, um texto de blog servirá para demonstrar o conhecimento da marca, toda a autoridade que ela possui em seu setor e, assim, criar confiança.

Sabemos que um texto de blog não será meramente uma fonte de informações para um usuário, mas algo que fara com que ele se aproxime da marca. Na página da empresa, poderá existir, por exemplo, um botão call to action para que o usuário assine a newsletter ou baixe um e-book e forneça seu e-mail no processo. Sem saber, ele já virou um lead.

Talvez você esteja pensando algo como “Por que passar tanto trabalho? Por que não usar um banner ou informação mais fácil?”. Aí, podemos usar a experiência pessoal.

É muito fácil ignorar a maior parte dos banners nas páginas, seja aquelas imagens que “pulam” na página oferecendo promoções e coisas do tipo, seja aqueles anúncios de canto de página.

A ideia do marketing de conteúdo é oferecer algo melhor para o consumidor do que uma mensagem do tipo “compre da gente”. Oferecendo conteúdo útil e interessante, é também muito mais fácil de criar uma imagem positiva da marca.

Native Ads - PRojetual
Anúncios invasivos que “surpreendem” o usuário só o afastam da possibilidade de comprar. Imagem: reprodução / Acaso.

Native Ads podem ser estratégicos

Você já ouviu falar da jornada de compra do consumidor? Caso não, dê uma olhada neste texto. A jornada é, basicamente, todas as etapas que o seu potencial cliente passa desde que cria uma necessidade – que pode ser suprida por sua marca – até adquirir algo da sua empresa.

Estas etapas costumam ser quatro. O marketing de conteúdo possui estratégias focadas em consumidores em todas as etapas, justamente para divulgar o conteúdo certo no momento certo.

Os native ads podem ser aliados desta estratégia, colocando o texto ou vídeo certo no momento ideal e conveniente.

Pense, por exemplo, que você possui uma escola de inglês. Em algum site de notícias, foram publicadas informações sobre empresas multinacionais no Brasil que exigem língua estrangeira. Na página desta notícia, pode ter um native ad do blog da sua escola, informando as vantagens que a língua inglesa possui para o mundo empresarial. Faz sentido, não faz?

Se você quer aplicar as vantagens dos native ads entre as estratégias da sua marca, converse com a Projetual. Nossa equipe de marketing digital trabalha com soluções de acordo com as necessidades de cliente. Certamente podemos descobrir o que mais funciona para melhorar os resultados da sua empresa.


Por redação Projetual, com informações de Resultados Digitais.