Sabe aquelas pequenas mensagens que aparecem na tela de seu celular? Essas são as notificações push. Apesar de parecer simples à primeira vista, quando aplicadas corretamente, podem ser um recurso valioso para sua estratégia de marketing digital.

O que são as notificações em push?

A notificação push pode ser uma mensagem clicável enviada por um site ou aplicativo para o navegador ou smartphone de um usuário que forneceu permissão para receber esse tipo de alerta. Elas normalmente trazem uma mensagem focada no usuário, com o objetivo de gerar cliques e engajamento.

Portanto, podemos separar as notificações em push como dois tipos: via mobile e via web.

Os dois tipos de notificação são considerados estratégias de marketing de permissão. Onde o cliente opta por receber as mensagens push e estar mais engajado com os conteúdos de sua marca ou empresa.

O alerta pode ser enviado de forma automática ou manual e não requer a instalação de nenhum aplicativo ou extensão por parte do usuário, esteja ele numa plataforma web ou mobile.

Veja também: Os pilares do encantamento no inbound marketing. 

Quais as vantagens para seu negócio?

Com a notificação push você consegue um canal direto com seu usuário, podendo oferecer ofertas específicas e personalizadas, a partir de alertas instantâneos. Isso com certeza irá aumentar o engajamento dos usuários com a sua marca.

Outros benefícios das notificações push são trabalhar a reputação de sua marca e melhorar o relacionamento com seus atuais e potenciais clientes.

Veja também: Costumer Centricity – Você conheçe essa estratégia de marketing?

Como aplicar as notificações push em sua estratégia de marketing digital

Para atingir todos benefícios listados anteriormente das notificações push, este recurso precisa ser aplicado de forma adequada. Confira a seguir as melhores formas de garantir uma estratégia eficiente:

  • Estabeleça quais são seus objetivos – Antes de começar a enviar as notificações, é fundamental estabelecer quais objetivos sua empresa tem com essas ações.
  • Procure entender quais são as necessidades do seu público –  Faça uma análise prévia, através de pesquisas e de testes, para entender como é o comportamento e as características do seu público. Com essas informações será mais fácil desenvolver mensagens personalizadas.
  • Defina quais os melhores horários de envio- Ao planejar suas ações, procure fazer um estudo do comportamento dos usuários, assim você conseguirá enviar mensagens nos melhores horários para determinada interação.
  • Envie mensagens criativas – Como os usuários recebem uma grande quantidade notificações, é importante usar sua criatividade para se destacar.
  • Procure medir os resultados Para aprimorar os resultados dos seus envios de mensagens, é essencial medir os resultados. Como taxa de cliques, ou ainda,  qual o número de usuários realizou o objetivo proposto, por exemplo.

Por último mas não menos importante, conte uma equipe especializada. Não perca tempo, entre em contato com a Projetual e conheça as soluções específicas que podemos desenvolver para o seu negócio!