Novidade no Instagram coloca e-commerce dentro da plataforma

Novidade no Instagram coloca e-commerce dentro da plataforma

As marcas que procuram as formas mais eficazes de ir atrás de seus consumidores já perceberam que o Instagram é uma das redes sociais que mais oferece formas de atrair novas pessoas. Agora, a última novidade no Instagram promete ajudar as empresas a aumentar diretamente suas vendas, de dentro da plataforma.

Logo depois de ter lançado a possibilidade de agendar posts – algo que ajuda muito os empresários e social medias que trabalham na rede -, o Instagram lançou o Collections, um tipo de anúncio em vídeo que se aproxima de uma aba de e-commerce.

Como funciona o Collections

Vai dar pra vender produtos de dentro de Instagram? É, praticamente sim. O Collections é um anúncio em vídeo que pode levar o usuário direto para um catálogo de produtos. A partir daí, é possível escolher opções de produtos e “adicionar ao carrinho” aquilo que interessa.

Ao que tudo indica, todo esse processo será extremamente “limpo” visualmente, sem prejudicar a funcionalidade do feed.

Novidade no Instagram permite catálogos de produtos - Projetual

Como o Collections aparece no feed. Imagem: reprodução / B9.

Quando o vídeo-anúncio-catálogo aparece, o usuário verá uma uma aba com a opção “Saiba mais” no próprio conteúdo. Clicando nela ele é direcionado para a área de vendas da marca, onde pode selecionar produtos colocados ali. A compra pode ser concluída sem precisar sair do app.

Essa ferramenta vai servir principalmente para divulgar linhas e coleções de produtos – os mesmos anunciados pelo conteúdo do Instagram.

Ainda não existe uma data para essa novidade no Instagram aparecer, nem como será possível acessá-las, mas são nítidas as possibilidades. Por enquanto, apenas as marcas de beleza e moda Revolve e Birchbox estão com o recurso disponibilizado em fase de testes.

Outra novidade no Instagram

Uma novidade no Instagram da qual ainda não falamos aqui no blog tem a ver com as stories, essa excelente ferramenta para o marketing digital.

Ficamos sabendo que a rede vai disponibilizar uma forma mais ampla de anunciar através dos stories, em que as marcas poderão criar um carrossel de vídeos ou imagens para compor um anúncio mais completo.

Com mais espaço, tempo e oportunidades para divulgar conteúdo dessa forma, as marcas podem extrapolar mais a criatividade em sua divulgação.

É possível criar pequenas histórias, mesclar diferentes conteúdos multimídia ou fazer agrupamentos de categorias. Um bom exemplo vem da Coca-Cola, uma das primeiras a testar a novidade:

Por que vale a pena investir no Instagram

Uma rede social que há muito tempo traz oportunidades para marcas, o Instagram se tornou essencial para estratégias de marketing digital que aproximam e fidelizam clientes.

Já são mais de 800 milhões de usuários ativos na rede em todo mundo, a maior parte deles jovens e adultos com pleno poder de consumo. Além disso, para as empresas brasileiras, a rede é mais importante ainda: nosso país é o segundo em número de usuários, perdendo apenas para os EUA.

Em relação às stories, ferramenta de grandes possibilidades da rede, já são mais de 7 milhões de marcas que criam conteúdo dessa forma de maneira ativa, conquistando e atraindo clientes de forma rápida e interativa.

Com essa última novidade no Instagram e todas as informações que mostramos aqui, estar presente nessa rede social se tornou algo urgente para todas as marcas. Se sua empresa ainda não está presente nela, está na hora de começar!


Para mais dicas e informações, continue acompanhando os canais da Projetual. Além do blog, também temos nosso canal no Youtube e fan page, onde postamos conteúdos didáticos sobre as melhores maneiras de posicionar sua marca e garantir bons resultados. Nos acompanhe!

 

Por redação Projetual, com informações de Marketing de Conteúdo.

COMPARTILHE: