novidades do facebook - getty images

Nós sempre acompanhamos de perto as novidades do Facebook, a maior rede social da atualidade. Para o marketing de conteúdo, ficar de olho no que as redes trazem de novo é essencial para as estratégias das empresas.

Aqui no blog você pode conferir as últimas novidades apresentadas pelo Facebook nos últimos meses. Vale lembrar que a rede atualmente passa por um momento crítico, com quedas em bolsas de valores depois dos conhecidos vazamento de dados pessoais dos usuários.

Mesmo assim, a maior rede social do mundo ainda é absolutamente essencial para o marketing digital, principalmente por seu alcance da população (só no Brasil, são mais de 120 milhões de usuários mensais) e as possibilidades comerciais. O Facebook Ads, ferramenta de publicidade da rede, é excepcional para alcançar o público consumidor.

Portanto, já que qualquer novidade no Facebook é bastante importante, hoje mostramos o que esta rede social está preparando. Abaixo, você confere notícias para usuários comuns e também para criadores de conteúdo.

Novidades do Facebook para usuários

Para quem não sai do Facebook, adora fazer stories e aproveitar as ferramentas bacanas da rede, as novidades envolvem música. A primeira função é dos adesivos sonoros, que agora permitem que partes de músicas sejam adicionadas nas stories postadas no perfil.

Esta novidade funciona de forma semelhante ao Instagram, que tem função parecida. A vantagem do Facebook está no grande acervo de músicas disponíveis.

novidades do facebook
Como devem ser os adesivos sonoros. Imagem: Reprodução / TecMundo.

A segunda função anunciada também envolve música. É o Lip Sync Live, que é voltado principalmente para as páginas. A função permite que o realizador da Live possa cantar músicas em tempo, com batidas de fundo, letras na tela e tudo mais. Há, inclusive, uma possibilidade de realizar um “karaokê” na live, como se vê abaixo.

novidades do facebook
Imagem: Reprodução / TecMundo.

A última das novidades anunciadas vem como mais uma possibilidade divertida. Depois de permitir adicionar fotos na descrição do perfil, agora será possível ter um recorte de uma música mostrado logo abaixo do avatar.

A música não será tocado por inteiro, mas haverá um recorte, informações sobre a letra e sobre o artista. Para quem gostava de utilizar o esquecido MySpace, a novidade é bastante interessante.

Todas essas musicais novidades do Facebook estão sendo possíveis, de acordo com o site TecMundo, pela compra de direitos de três grandes indústrias fonográficas: a Warner Music, a Universal e a Sony.

Novidades para criadores de conteúdo

Há algum tempo vemos que criadores de conteúdo têm encontrado um grande apelo por parte das empresas que querem trabalhar com marketing de influência. O Facebook, que percebeu essa relação, está procurando facilitar a vida de ambas as partes.

As novidades do Facebook para criadores de conteúdo não estão exatamente dentro da rede, mas são bastante importante. A rede lançou o Brands Collabs Manager no Brasil, que é uma ferramenta que une empresas e criadores de conteúdo, oferta e demanda, para juntarem forças em campanhas.

Novidades do Facebook
Ainda disponível de forma limitada no Brasil, Brand Collabs Manager deve crescer mais nos próximos meses. Imagem: Reprodução / FreshContent.

O Brands Collabs Manager funciona como uma ferramenta. Lá, os criadores de conteúdo podem configurar seu perfil e informação, bem como divulgar seus melhores trabalhos em branded content. Assim, eles podem aparecer entre os parceiros sugeridos para as empresas que vão surfar na ferramenta na busca dos melhores colaboradores para uma campanha.

No Brasil, a ferramenta vai operar de forma mais discreta em seu início, já que foi lançada nos últimos dias. Nos próximos meses, deve crescer e ampliar a adesão a novos criadores.

Vale a pena citar que a criação dessa ferramenta mostra a força do marketing de influência atualmente. Para conhecer mais sobre esta estratégia, dê uma olhada neste texto.

A Projetual vai continuar de olho em mais novidades do Facebook e de outras redes sociais. Sabemos como mudanças nas plataformas influenciam as estratégias das empresas, por isso, informamos tudo em primeira mão.

Quer ficar de olho nas novidades? Continue acompanhando nossos canais. Além do blog, também temos Instagram e canal no Youtube. Até a próxima!


Com informações de AdNews.