As últimas novidades nas redes sociais
Se a sua empresa procura ter uma presença na internet investindo em marketing digital, certamente você sabe que as redes sociais são absolutamente essenciais para trazer visibilidade, interações e oportunidades de venda.
O mais interessante sobre elas é que estão sempre surgindo atualizações e novas ferramentas, que geralmente trazem oportunidades comerciais.
Nós, agências especializadas em marketing digital, estamos sempre procurando novidades nas redes sociais para poder melhorar a presença de nossos clientes.
E para mostrar para você o que está chegando de novo e oportuno nas redes, o post de hoje é dedicado a apresentar as novidades nas redes sociais. Na lista, temos YouTube, Instagram e Facebook. Vamos lá?
Protegendo direitos autoriais
Criadores de conteúdo do YouTube devem ficar mais atentos ao que criam e, principalmente, ao que podem estar copiando de outras pessoas.
A ferramenta “Copyright Match”, que em inglês significa algo como “Direito autoral compatível”, servirá para identificar quando alguém está utilizando algum tipo de conteúdo que já tem dono e já foi postado na plataforma.
Ela funcionará de maneira automática: logo após alguém postar um novo vídeo no YouTube, a rede vai analisar o conteúdo em busca de semelhanças fortes e claras com algo que já existe. Caso a “cópia” seja detectada, o dono do vídeo original (copiado) será notificado.
A partir daí, o proprietário do vídeo copiado será notificado e pode entrar em contato com o “copiador”. Ele também poderá pedir para o próprio YouTube remover a mídia acusada de cópia.
Do ponto de vista do marketing digital, a criação dessa ferramenta aponta para uma coisa: é preciso ficar atento para o uso de qualquer tipo de conteúdo que tenha sido criado por um terceiro, desde uma música até frações de conteúdo de vídeo.
Já falamos mais detalhadamente aqui no blog sobre a importância dos direitos autorais no mundo comercial. Indicamos a leitura para quem quiser conhecer melhor.
Novidades do Instagram
A rede mais badalada do momento está algumas novidades, principalmente para os usuários. Como perfis comerciais e pessoais são muito próximos nesta rede, é importante ficarmos de olho em tudo.
Uma das ferramentas novas que já está caindo no gosto geral é a chance de fazer perguntas nas stories. Semelhante às ferramentas de GIFs e enquetes, as perguntas podem ser encontradas na mesma lista.
O usuário pode fazer uma pergunta e qualquer pessoa que ver a storie pode responder. A resposta registrada vai direto para o banco de Directs do usuário que fez a pergunta, simples assim.
Empresas podem usar a ferramenta, claro, para fazer perguntas aos clientes, talvez até pedindo opiniões. Como a resposta é “privada”, ou seja, cai apenas nas Directs do perfil, é uma forma bastante rápida de ter uma resposta direta sobre qualquer assunto.
O Instagram, como já falamos várias vezes, traz oportunidades incríveis para empresas aumentarem seu alcance, interagir com usuários e conquistar novos nichos. Já demos algumas dicas aqui no blog sobre como ter uma boa presença nesta rede. Vale a leitura.
Realidade aumentada no Facebook
O Facebook, rede social necessária para qualquer empresa que invista em marketing digital, também está com novidades. A rede está tentando acompanhar as tendências da tecnologia e, segundo um recente comunicado oficial, logo estará testando anúncios interativos com realidade aumentada.
Esse tipo de tecnologia tem a ver interagir virtualmente com a realidade que se apresenta diante dos olhos. Como já vimos aqui no blog, a realidade aumentada está arrancando muitos investimentos de diversas áreas e já está sendo usada comercialmente.
O Facebook vai permitir que empresas testem recursos de realidade aumentada para divulgar seus produtos. Para os usuários, haverá a chance de “provar” ou “experimentar” virtualmente antes de comprar qualquer coisa.
Uma possibilidade, por exemplo, é a de “experimentar” um óculos antes de decidir pela compra. A empresa vendedora poderá criar uma espécie de filtro, semelhante ao do Instagram, para que, com a câmera frontal do celular, o usuário possa vestir o óculos virtualmente.
Certamente essa tecnologia abrirá muitas portas. Empresas precisam olhar com mais cuidado para as possibilidades da realidade aumentada e virtual, já que agora também as redes sociais, que são imensos canais de comunicação e divulgação, também vão abrir portas para as tecnologias.
Continue de olho nas novidades nas redes sociais
Como falamos lá em cima, é imprescindível que profissionais do marketing digital e dirigentes de marcas fiquem ligados nas novidades nas redes sociais.
Canais como os da Projetual, tanto nosso blog quanto o Instagram e canal no Youtube, trabalham para levar essas informações de forma didática a todos os interessados.
Para quem quer deixar todo o gerenciamento de redes nas mãos de profissionais, a presença das agências de marketing digital são o caminho. Além de saber das novidades nas redes sociais, também sabemos exatamente o que fazer e o que não fazer em cada plataforma.
Quando você estiver precisando de uma ajuda para melhorar a presença digital da sua marca, saiba que pode contar com toda a experiência da Projetual. 😉
Por redação Projetual, com informações de Canal Tech.