As últimas novidades nas redes sociais

As últimas novidades nas redes sociais

Se a sua empresa procura ter uma presença na internet investindo em marketing digital, certamente você sabe que as redes sociais são absolutamente essenciais para trazer visibilidade, interações e oportunidades de venda.

O mais interessante sobre elas é que estão sempre surgindo atualizações e novas ferramentas, que geralmente trazem oportunidades comerciais.

Nós, agências especializadas em marketing digital, estamos sempre procurando novidades nas redes sociais para poder melhorar a presença de nossos clientes.

E para mostrar para você o que está chegando de novo e oportuno nas redes, o post de hoje é dedicado a apresentar as novidades nas redes sociais. Na lista, temos YouTube, Instagram e Facebook. Vamos lá?

Novidades nas redes sociais

Protegendo direitos autoriais

Criadores de conteúdo do YouTube devem ficar mais atentos ao que criam e, principalmente, ao que podem estar copiando de outras pessoas.

A ferramenta “Copyright Match”, que em inglês significa algo como “Direito autoral compatível”, servirá para identificar quando alguém está utilizando algum tipo de conteúdo que já tem dono e já foi postado na plataforma.

Ela funcionará de maneira automática: logo após alguém postar um novo vídeo no YouTube, a rede vai analisar o conteúdo em busca de semelhanças fortes e claras com algo que já existe. Caso a “cópia” seja detectada, o dono do vídeo original (copiado) será notificado.

A partir daí, o proprietário do vídeo copiado será notificado e pode entrar em contato com o “copiador”. Ele também poderá pedir para o próprio YouTube remover a mídia acusada de cópia.

Do ponto de vista do marketing digital, a criação dessa ferramenta aponta para uma coisa: é preciso ficar atento para o uso de qualquer tipo de conteúdo que tenha sido criado por um terceiro, desde uma música até frações de conteúdo de vídeo.

Já falamos mais detalhadamente aqui no blog sobre a importância dos direitos autorais no mundo comercial. Indicamos a leitura para quem quiser conhecer melhor.

Novidades nas redes sociais

Novidades do Instagram

A rede mais badalada do momento está algumas novidades, principalmente para os usuários. Como perfis comerciais e pessoais são muito próximos nesta rede, é importante ficarmos de olho em tudo.

Uma das ferramentas novas que já está caindo no gosto geral é a chance de fazer perguntas nas stories. Semelhante às ferramentas de GIFs e enquetes, as perguntas podem ser encontradas na mesma lista.

O usuário pode fazer uma pergunta e qualquer pessoa que ver a storie pode responder. A resposta registrada vai direto para o banco de Directs do usuário que fez a pergunta, simples assim.

Empresas podem usar a ferramenta, claro, para fazer perguntas aos clientes, talvez até pedindo opiniões. Como a resposta é “privada”, ou seja, cai apenas nas Directs do perfil, é uma forma bastante rápida de ter uma resposta direta sobre qualquer assunto.

O Instagram, como já falamos várias vezes, traz oportunidades incríveis para empresas aumentarem seu alcance, interagir com usuários e conquistar novos nichos. Já demos algumas dicas aqui no blog sobre como ter uma boa presença nesta rede. Vale a leitura.

Novidades nas redes sociais

Realidade aumentada no Facebook

O Facebook, rede social necessária para qualquer empresa que invista em marketing digital, também está com novidades. A rede está tentando acompanhar as tendências da tecnologia e, segundo um recente comunicado oficial, logo estará testando anúncios interativos com realidade aumentada.

Esse tipo de tecnologia tem a ver interagir virtualmente com a realidade que se apresenta diante dos olhos. Como já vimos aqui no blog, a realidade aumentada está arrancando muitos investimentos de diversas áreas e já está sendo usada comercialmente.

O Facebook vai permitir que empresas testem recursos de realidade aumentada para divulgar seus produtos. Para os usuários, haverá a chance de “provar” ou “experimentar” virtualmente antes de comprar qualquer coisa.

Uma possibilidade, por exemplo, é a de “experimentar” um óculos antes de decidir pela compra. A empresa vendedora poderá criar uma espécie de filtro, semelhante ao do Instagram, para que, com a câmera frontal do celular, o usuário possa vestir o óculos virtualmente.

Certamente essa tecnologia abrirá muitas portas. Empresas precisam olhar com mais cuidado para as possibilidades da realidade aumentada e virtual, já que agora também as redes sociais, que são imensos canais de comunicação e divulgação, também vão abrir portas para as tecnologias.

Continue de olho nas novidades nas redes sociais

Como falamos lá em cima, é imprescindível que profissionais do marketing digital e dirigentes de marcas fiquem ligados nas novidades nas redes sociais.

Canais como os da Projetual, tanto nosso blog quanto o Instagram e canal no Youtube, trabalham para levar essas informações de forma didática a todos os interessados.

Para quem quer  deixar todo o gerenciamento de redes nas mãos de profissionais, a presença das agências de marketing digital são o caminho. Além de saber das novidades nas redes sociais, também sabemos exatamente o que fazer e o que não fazer em cada plataforma.

Quando você estiver precisando de uma ajuda para melhorar a presença digital da sua marca, saiba que pode contar com toda a experiência da Projetual. 😉


Por redação Projetual, com informações de Canal Tech.