o Instagram - Projetual

Já não é mais surpresa o fato de que o Instagram é uma rede essencial para praticamente qualquer empresa. A rede social que já conta com um bilhão de usuários do mundo todo e uma série de ferramentas comerciais importantíssimas, inclusive de e-commerce, pode ser um forte pilar na presença digital de qualquer marca.

O Instagram atualmente é o local em que praticamente todo o seu público está. Mais do que isso, aproveitar as ferramentas que a rede oferece é estar mais próximo da “língua” que “falam” os usuários da rede atualmente.

Não à toa, ferramentas do Insta como as stories, que já caíram no gosto de todos, já são utilizadas por diversas empresas. Dados do fim do ano passado já nos mostravam que mais de 7 milhões de empresas utilizavam as stories como parte de sua estratégia no Instagram.

No entanto, mesmo que traga oportunidades tão legais, uma coisa é essencial e, às vezes, difícil de conseguir no Instagram: engajamento. Fazer com que usuários sigam e interajam com sua marca pode ser uma tarefa complicada para muitas pessoas que não possuem as habilidades de um social media.

Portanto, o texto de hoje é dedicado a algumas posturas e dicas básicas para quem está procurando uma boa presença no Instagram. Seguidores, engajamento e interações entre usuários e a marca: é isso que buscamos.

Delimite seu nicho

Quem utiliza o Instagram constantemente sabe que existem certos tipos de posts para cada tipo de público. O mesmo princípio de atender “sua clientela” vale para uma marca que esteja querendo comunicar-se com seu público-alvo: é preciso falar a língua de quem está vendo o conteúdo.

Esse princípio é semelhante ao de definir uma persona da marca, ou seja, o tipo de consumidor ideal. No entanto, quando falamos em delimitar nicho no Instagram, devemos pensar em delimitar o tipo de conteúdo que o seu tipo de público-alvo consome nessa rede.

Lembrando que, independente do segmento da empresa, ela sempre está reproduzindo algum conteúdo interessante para alguém. Portanto, delimitar o nicho em que se irá se inserir, como é o seu consumidor e o que ele consome nesta rede são tarefas importantes para gerar mais chances de engajamento.

Trabalhe com o que você sabe

Pense bem, existe alguém melhor do que você mesmo para falar do segmento que você domina? Pensando que seus seguidores são pessoas interessadas no que você tem a oferecer, o Instagram pode ser uma oportunidade para falar daquilo que você e sua marca dominam!

Tudo isso, claro, de uma forma atraente e que se adeque à plataforma. A apresentação dos posts também entra na “língua” que o seu nicho e público falam.

O Instagram - Projetual
Explore bem o que você sabe fazer. Imagem: TeclaSap.

Conteúdo de qualidade

Uma dica que vale para toda e qualquer estratégia de marketing digital: qualidade sempre vence quantidade. Nunca é uma boa ideia utilizar a presença forçada, publicando várias vezes ao dia um tipo de conteúdo que não foi pensado para criar algum engajamento com o público e está ali apenas para “marcar presença”.

Ao invés disso, siga as diretrizes do Marketing de Atração: oferecer algo útil, prático, interessante ao usuário, aproximando-o da marca e fazendo-o perceber que ela tem algo para ajudá-lo.

Conheça como o Instagram funciona

Aqui no blog da Projetual já explicamos direitinho como funciona o Instagram e seu algoritmo, toda a fórmula mágica que faz com que certos posts apareçam para os usuários e outros não.

Ter o conhecimento do algoritmo certamente não fará a “mágica” por você. No entanto, ajuda a entender como exatamente o perfil da sua marca estará bem qualificado entre os vários perfis que os seus usuários seguem; o que fará você chamar atenção.

Conteúdo de qualidade, relevância e frequência contam muito dentro do algoritmo do Instagram. Em suma, é importante considerar todos os tópicos que falamos acima.

Utilize as ferramentas

A automação do Instagram já é uma realidade para diversas empresas com presença na rede. O fato é que existem várias ferramentas que realizam funções extremamente úteis, como agendar posts, mandar DMs automáticas, curtir postagens relacionadas ao segmento, etc.

Aqui no blog já falamos sobre algumas ferramentas bastante úteis, todas gratuitas. Existem várias outras que são pagas e disponibilizam mais funções. Para não deixar esse post longo demais, indicamos este site para conhecer mais ferramentas.

Busque ajuda de profissionais

Pequenos empresários nem sempre tem tempo para gerenciar um Instagram da maneira correta e ainda tocar um negócio. Quando ainda não é possível ter a própria equipe de marketing, a melhor alternativa para uma empresa é buscar a ajuda das agências de marketing digital.

Agências como a Projetual, com anos de experiência com marketing digital, possuem bastante conhecimento com social media e já saber de cor tudo o que é necessário para fortalecer a presença digital de uma marca.

Caso você esteja precisando de ajuda, entre em contato com a Projetual. Teremos prazer em tirar todas as suas dúvidas sobre como impulsionar a presença da sua marca.


Por redação Projetual, com informações de Marketing de Conteúdo.