O Marketing e a Tecnologia

O que podemos esperar dos meios comuns de comunicação? Cada vez mais as formas tradicionais de se comunicar estão ficando saturadas, os consumidores estão cansados do clássico, exigindo mais criatividade e inovações vindas das agências e dos veículos. As mudanças são recentes, mas já invadiram o meio das comunicações: as novas tendências de marketing vão além do tradicional e acabam aproximando o consumidor de tecnologias que abrem novos caminhos para as marcas.

Foto: Reprodução/ PublicitáriosSC

Hoje vamos apresentar tendências que estão ligando o marketing à tecnologia e fazendo com que o consumidor tenha novas experiências ao receber mensagens de anunciantes.

 1- Internet das Coisas

Como já apresentamos aqui, o uso da conexão de internet para objetos do cotidiano já é uma realidade que mexe com grandes empresas. As marcas podem explorar novas oportunidades melhorando a qualidade de vida de seus consumidores e acabar gerando uma imagem positiva. Considerada a “terceira onda da internet”, a Internet das Coisas promete revolucionar nossa rotina até entrar de vez em nossas vidas.

2- Marketing on-the-go

Com a popularização dos smartphones e a facilidade com que nos conectamos à internet em qualquer lugar, as marcas devem ficar atentas em relação à mobilidade, pois estamos consumindo conteúdo o tempo todo. O objetivo aqui é tentar segmentar seu público pela localização, o que criará a possibilidade de interagir no próprio espaço físico com a marca, promovendo a expansão da opinião dos consumidores.

Foto: Reprodução/ PublicitáriosSC

3- Neuromarketing

O neuromarketing é a ciência que estuda as reações do cérebro diante determinados estímulos. As marcas usam desse estudo para centenas de técnicas aplicadas em lojas, supermercados, shoppings, e muitas vezes nós não notamos, como o tamanho dos carrinhos em supermercados, a distância das escadas rolantes nos shoppings e as músicas ambientes. Esses são alguns dos exemplos pensados para que o consumidor gaste mais, e cada técnica é estudada e pesquisada minuciosamente para chegar as conclusões.

4- Gamification

Mais uma das novas oportunidades de marketing que vêm crescendo, com uma estimativa de 5.500 bilhões até 2018 (M2 Research), é usar a mecânica de jogos em contextos não-jogos, para que os consumidores adotem um determinado comportamento. Estudos apontam que a introdução da dinâmica de jogos diariamente leva os consumidores a fazerem mais e mais por uma recompensa emocional.

5- Big Data

O termo é usado para os o conjunto de soluções tecnológicas capaz de lidar com dados digitais em volume, variedade e velocidade. Essa tecnologia permite analisar as informações digitais em tempo real e pode ter vários usos, como detectar novas tendências de mercado nas mídias sociais, enviar recomendações personalizadas para dispositivos móveis no momento em que os clientes estão no local para aproveitar as ofertas e identificar os clientes mais importantes.

Essas são algumas das tendências que o marketing está adotando e que dependem da tecnologia, por enquanto estamos vivenciando a entrada dessas tendências, mas o que tudo aponta é que não demorará para que elas sejam aceitas e façam parte das estratégias de marketing da maioria das marcas.

Fonte: Publicitários SC, Exame, UOL, O Globo.