storytelling

As pessoas têm ficado cada vez mais relutantes à publicidade, exigindo cada vez mais que as empresas tragam conteúdo relevante, criativo e inovador para que possam se aproximar e apresentar seus produtos aos consumidores. Uma estratégia que tem se tornado uma das grandes apostas para isso, se difundido entre os profissionais de comunicação, é o Storytelling.

Foto: Reprodução/Unicos

Essa prática consiste em usar recursos audiovisuais e narrativos para contar uma história, transmitir algum conhecimento e propagar ideias, interagindo com os consumidores e aproximando-os da empresa.

As pessoas tendem a se relacionar mais com histórias que gerem simpatia e estejam próximas da realidade delas, por isso o Storytelling é uma ferramenta de grande poder para os publicitários.

Quando a proposta apresentada se mostra interessante e atrai a atenção dos usuários, eles se mostram muito mais propensos a relacionar-se com a marca e a comprar seus produtos.

Para usar essa estratégia é muito importante que a empresa saiba:

1)    O que quer?

Saber qual história será contada e qual o impacto esperado é muito importante, pois só assim o desenvolvimento pode ser feito buscando os objetivos estipulados.

2)    Quem é o público?

Definir quem será atingido pela narrativa é muito importante para saber que tipo de abordagem deverá ser empregada e quais meios poderão ser usados.

3)    Qual plataforma será usada?

Entender as diferenças dos diversos meios é muito importante, e escolher o melhor para contar a sua história é mais ainda. Cada mídia possui sua particularidade que pode, e deve, ser explorada da melhor forma para tirar o máximo de proveito da ação que está sendo criada. E, em caso de várias plataformas serem usadas, é necessário que o conteúdo seja adaptado e desenvolvido especialmente para cada caso.

Tendo uma boa ideia, seguindo esses passos e apostando no relacionamento com o cliente, a marca dá um grande passo rumo a uma melhor colocação na opinião do público. Aliando isso a um bom conteúdo e a uma boa capacidade de ouvir temos um ingrediente poderoso para ter destaque entre os concorrentes. E se é isso que você procura, entre em contato com a Projetual. Somos especialistas em criação de conteúdo e mídias sociais, e com certeza somos o que a sua empresa precisa para se diferenciar no mercado.

Fonte: Portal Administração, Portal Administradores, Viver de Blog.