omnichannel

Para muitas empresas, a logística de seus produtos pode ser uma tarefa difícil e custosa. Ela afeta não apenas a empresa, mas pode prejudicar o atendimento ao cliente, como, por exemplo, atrasando entregas ou informando disponibilidade incorreta de produtos.

Quando falamos aqui no blog sobre marketing omnichannel, explicamos como esta forma organizacional pode se relacionar a todas as atividades da empresa. O omnichannel tem a ver com interconectividade, com respostas rápidas. Na logística de uma empresa, se refere ao emprego de soluções que aumentem a cobertura da empresa e resposta rapidamente às exigências do consumidor, inclusive, por exemplo, através da realização de entregas rápidas.

Um exemplo clássico de marketing omnichannel é a possibilidade do consumidor comprar pela internet e retirar o produto na loja física. Isso demonstra que as operações da empresa vendedora está conectada, além de preocupada com o consumidor receber o seu produto da maneira mais rápida e barata possível. Essa é apenas uma das vantagens.

O futuro do omnichannel no mundo

Muitas agências de pesquisa de marketing já apontam que o futuro do omnichannel no mundo é de alto crescimento, e que isso afetará grandemente os consumidores. Os dados a seguir são do estudo O Futuro da Operação Omnichannel, conduzido pela Zebra Technologies.

Segundo os entrevistados, apenas 39% deles já operam no formato omnichannel, integrando seus canais e operações. Os maiores desafios para a integração é, segundo eles, a redução de pedidos atrasados, seguido por alocação de estoque e custos com transporte.

No entanto, algumas medidas já estão sendo tomadas pela maioria. Cerca de 76% dos entrevistados usam o estoque da loja para suprir demandas de pedidos online e 86% pensam em implementar e-commerce com retirada física de produtos já no ano que vem. Porém, a parte operacional disso tudo ainda é um problema.

A grande maioria dos entrevistados concorda com as dificuldades da logística, especialmente quando o fluxo de venda é irregular. Cerca de 87% deles concordam que o recebimento e o gerenciamento de produtos é algo realmente desafiador. Quanto mais entregas gratuitas e rápidas, por exemplo, que são coisas positivas, maior é o número de devoluções e desistências de compras.

Quando são consideradas as aplicações reais de soluções omnichannel no mundo, é necessário ainda melhorar coisas básicas, como os processos de código de barras: mesmo que 72% das empresas já utilizem, 55% ainda têm processos ineficientes.

omnichannel no mundo 2
Marketing Omnichannel tem a ver com operações completamente conectadas. Imagem: MyCostumer.

Previsões para um futuro próximo

A maior parte dos entrevistados, cerca de 89%, concorda que o atual dinamismo do mundo digital e da economia exigem melhores soluções para os consumidores, principalmente no que se refere a atender rapidamente a demanda. Muitos consumidores, inclusive, já são omnichannel e tem suas exigências.

É por isso que, com a ajuda de soluções tecnológicas que simplifiquem as operações do omnichannel no mundo todo, a expectativa é que dentro de pouco tempo o prazo de entrega comum de produtos seja de, no máximo, algumas horas.

Entre as empresas entrevistadas, por exemplo, cerca de 78% delas acreditam que até 2023 será possível entregar produtos encomendados no mesmo dia.

Entre os profissionais brasileiros, cerca de 40% dos entrevistados vão mais longe: até 2028 será possível entregar em até duas horas.

Para que isso seja possível, os profissionais e empresas deverão adotar tecnologias recentes e dinâmicas. Uma delas, por exemplo, é o uso de computadores móveis omnichannel com scanner de código de barras, que até 2021 deverá ser usado por cerca de 94% dos entrevistados. Esses computadores deverão permitir uma conexão em tempo real com o estoque físico local, evitando perdas e encomendas desnecessárias.

Isso deve ser acompanhado com o crescente uso da tecnologia RFID, que nos próximos anos deve crescer 49%. Soluções de hardware, software e etiquetação que acompanham a RFID são interconectadas e oferecem dados em tempo real.

Sobre o estudo

Para a pesquisa da Zebra foram entrevistados mais de 2700 profissionais de transporte, logística e outras áreas de varejo e manufatura. Os dados vieram dos Estados Unidos, Canadá, Brasil, México, Colômbia, Chile, França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Rússia, Espanha, China, Índia, Austrália e Nova Zelândia.

A Projetual vai continuar de olho no desempenho das tecnologias omnichannel no mundo e certamente vai trazer tudo para você. Caso você queira entender melhor esse conceito, assista ao vídeo que preparamos!

Para continuar informado no mundo do marketing digital, acompanhe nossos canais! Além do blog, também temos nosso Instagram e canal no Youtube. Até a próxima!


Por redação Projetual.