Os principais erros de e-commerce

Há algum tempo o blog da Projetual está tratando de temas relacionados ao e-commerce. A gente abordou, principalmente, a importância e relevância dessa plataforma para as empresas ultimamente. Hoje, vamos continuar tratando do assunto, mas com um enfoque diferente, iremos falar sobre os erros mais comuns que acontecem nessa área. Confira:
Domínio inadequado: esse é um erro que não pode ser cometido, afinal o bom domínio oferece facilidade, para quem deseja acessar o site de modo direto, e também ajuda a obter melhores resultados nas buscas espontâneas.
Layout poluído: os produtos que são comercializados devem ter uma boa apresentação e precisam estar dispostos de maneira harmoniosa. Isso faz com que o usuário tenha facilidade e vontade para visitar outras seções.
Cores negativas para ações positivas: colocar cores de alerta em botões de ações como Comprar, Finalizar, etc é o oposto do que se pretende. Estas cores inconscientemente nos lembram perigo e deixam os consumidores em alerta.
Produtos sem imagens ou imagens pequenas: não há como vender produtos na internet sem foto. É necessário que as imagens tenham boa resolução e é muito recomendado que sejam várias fotos. O comprador online sentirá mais confiança se puder visualizar com mais propriedade o produto. Assim como a foto, as descrições das mercadorias também precisam estar detalhadas. Aqui o excesso é permitido. Há sites, como o tratado no post passado, que utilizam vídeos, pode ser uma boa dica.
Produto sem preço: o valor precisa ser informado. Ao fazer com que o usuário se cadastre ou mesmo envie um e-mail para saber quanto custa aquela mercadoria, você aumenta a desistência dele.
Esses são alguns dos erros mais evidentes em sites de e-commerce, no entanto, existem vários outros. Não é difícil encontrar na rede, sites que são construídos sem planejamento de marketing e principalmente de SEM. Por isso, a importância de contratar profissionais para montar essas páginas, eles podem fazer a diferença entre um site que é um sucesso e outro que é um fracasso.

Adaptado de artigo de Djavan S. Loureiro

COMPARTILHE: