comércio no Instagram - Projetual

A maior parte das empresas que praticam marketing digital hoje em dia estão presentes no Instagram. Isso porque a rede social se tornou excelente canal de conexão entre potenciais consumidores e marcas, seja para relacionamento ou para venda mesmo. Ainda assim, o comércio no Instagram promete ficar ainda mais fácil.

Segundo o próprio blog do Instagram, estão chegando mudanças na forma com que os perfis comerciais são apresentados. São mudanças simples, mas que certamente vão facilitar a comunicação entre marca e usuário.

Mudanças que ajudarão comércio no Instagram

O que mudará é, basicamente, a aparência do perfil comercial. Eles vão ficar mais dinâmicos e práticos, facilitando o contato entre a marca dona do perfil e até dando opções de realizar pedidos. Olha só como vai ficar.

 

negócios no Instagram - projetual
Novo perfil comercial no Instagram. Imagem: Instagram.

Para facilitar o comércio no Instagram, os perfis comerciais terão mais botões de opções. Haverá a possibilidade de adicionar botão para indicar Direções (Directions), que provavelmente levará o usuário ao aplicativo de GPS, como Google Maps ou Waze. Também será possível Iniciar um Pedido (Start Order) a partir do perfil mesmo.

Não sabemos ainda exatamente como funcionará a função de iniciar pedidos, mas parece promissora. É provável que ao clicar no botão “Iniciar Pedido” o usuário seja levado para uma espécie de página de e-commerce da marca, semelhante ao que acontece com a ferramenta Instagram Shopping.

Também haverá outra oportunidade interessante que certamente facilitará o comércio no Instagram. Nas abas dos posts, onde o usuário consegue alterar a forma de visualizar as fotos, surgirá a opção “Comprar” (Shop, na imagem).

Nessa nova aba, é provável que haverá um canal direto para comércio no Instagram. Provavelmente, através da aba aparecerão apenas os posts marcados com tags de preço que levam ao canal comercial da marca.

Além disso, também haverá a aba “IGTV”, que leva ao canal de vídeos da marca, mostrando os vídeos já lançados por ela. Para empresas que postam muito conteúdo audiovisual, essa mudança é uma mão na roda.

E quando conheceremos bem essas mudanças? O Instagram diz o seguinte: “Estamos trabalhando nestas mudanças e iremos testar em fases e diferentes combinações com nossa comunidade nas próximas semanas.” Portanto, devemos esperar ver algo diferente logo.

Mudanças nos perfis pessoais

Vale dizer que mostramos as mudanças que facilitarão o comércio no Instagram, ou seja, apenas que vão acontecer em perfis comerciais. No entanto, veremos diferenças nos perfis pessoais também, mesmo que menos significativas.

Mudanças no comércio no Instagram
Imagem: Instagram.

Na imagem podemos  ver o que vai mudar. Além da interface, também o botão de Mensagem Direta (Message) ficará mais visível. As abas dos posts também vão ser mostradas diferentes, exibindo o botão IGTV.

Além disso, os usuários também poderão ver quem seguem em comum, através da opção “Mutual” que deve aparecer junto aos seguidores.

Por fim, são essas as mudanças que vão chegar no Instagram. A Projetual vai ficar de olho em exatamente todas as novas funções e como elas devem mudar a forma de fazer comércio na rede.

Enquanto isso, quer saber como ter um perfil comercial estratégico e que conquiste seu público? Dê uma olhada em nossos textos sobre o assunto. Podemos ajudar sua marca a ir ainda melhor. 😉


Por redação Projetual.