Projetual 20 anos: acompanhando duas décadas de mudanças na comunicação

Você se lembra como você era 20 anos atrás? Com o que trabalhava, como se comunicava com os amigos, que equipamentos usava?
Pois é! Muita coisa mudou de lá pra cá, não é mesmo? Negócios surgiram e outros deixaram de existir (saudades das videolocadoras, não é mesmo?). Equipamentos tornaram-se obsoletos enquanto “juntávamos tudo” em um único aparelho que hoje cabe no nosso bolso e levamos para todos os lugares. Novas profissões surgiram e nós fomos nos adaptando a essa nova realidade. Ou acabamos, nós também, obsoletos e ultrapassados.
Vinte anos nem parece tanto tempo assim, mas quando falamos no mercado da comunicação, sofremos transformações incríveis e inimagináveis em tão pouco tempo. Então confira o artigo especial de hoje Projetual 20 anos: acompanhando duas décadas de mudanças na comunicação.
Tudo começou duas décadas atrás

Em 2003 a Projetual foi fundada como uma agência especializada em comunicação e marketing.
Naquele tempo, fazer comunicação praticamente se limitava a serviços offline: flyers, panfletos, folders, banners, outdoors, cartões de visita. Pouca coisa era produzida para meios online numa época onde a internet ainda estava se popularizando no Brasil (pausa pra você lembrar do barulhinho da internet discada…). Fazer um site ainda era complicado e pedia uma experiência que pouca gente tinha. Nem todos tinham computadores em casa e internet então, era coisa que custava caro e era para poucos.
Nessa época que a Projetual surgiu. Com um computador “emprestado” de casa, Milena Mancini fundou a agência com foco em atender empresas produzindo, especialmente, material gráfico impresso.
Computador, scanner, fax, câmera digital, CD, telefone fixo… num tempo onde músicas e filmes ainda dependiam de mídias físicas, os equipamentos também eram outros.
Mudanças
Com as novas tecnologias, novos equipamentos e novas profissões, tudo foi se modificando. Imagine que somente em 2008 o primeiro iPhone chegou ao Brasil trazendo com ele a febre dos smartphones. Daí para o que conhecemos hoje como um smartphone ainda demorou um tempo, mas as mudanças aconteceram cada vez mais rápido.
Se antes precisávamos de uma mochila para carregar tudo, hoje na nossa mão temos câmera, gravador, editor de texto, imagens e vídeos, tocador de música, scanner, telefone, troca de mensagens e o que mais a gente quiser dentro de um único aparelho.
Com todas estas mudanças, a forma de se fazer marketing também mudou. O material impresso hoje é quase uma raridade. Os designers precisaram também se adaptar e passar a produzir materiais para serem vistos na tela do celular e compartilhados nas redes sociais. Aliás, você imagina alguém tentando explicar o conceito de rede social 20 anos atrás?
De um tempo onde a panfletagem e o anúncio em revistas e jornais eram fundamentais, entramos em um tempo em que o marketing é, basicamente, online. Anúncios, sites (hoje em dia bem mais fáceis de se construir), parcerias com influencers, panfletagem digital… tudo isso, impensável tão pouco tempo atrás, hoje é a base do trabalho da comunicação.
Nós também evoluímos
E como esse mundo ao nosso redor, a Projetual também evoluiu. Nossa comunicação acompanhou as tendências e passamos a “viver” nesse mundo digital e virtual, conectados 24 horas com nosso público.
Entendemos que, assim como as nossas, as necessidades dos nossos clientes também mudaram. Gestão de tráfego, SEO, CRM, Meta, Ads são termos que surgiram há pouco tempo e fazem parte de nosso vocabulário diário.
O mundo muda, é natural e saudável que ele evolua. Sejam tecnologias, costumes, comportamentos ou percepções. Cabe a nós sabermos evoluir junto com ele.
Não deixe que o marketing da sua empresa fique parado no tempo com agências que fazem “como os antigos incas e maias”. Deixe a comunicação da sua empresa nas mãos de quem soube evoluir e está antenado com as últimas novidades do mundo digital.
Confira no Youtube o episódio especial do ProjeTalks onde a fundadora da Projetual Comunicação Milena Mancini foi entrevistada e falou sobre as mudanças nas duas décadas da agência: