Publicidade Mobile - projeta

Não é surpresa para ninguém que os smartphones atualmente ocupam grande parcela das estratégias das empresas. Dentro do marketing digital, a publicidade mobile tem cada ganhado cada vez mais relevância através das redes sociais, mas isso é só uma amostra de como será o futuro.

Segundo a previsão de consultorias como a estrangeira Research & Market, os investimentos mundiais em publicidade mobile, ou seja, conteúdo de marketing criado especificamente para smartphones, devem crescer cerca de 24% até 2026, ultrapassando 200 bilhões de dólares.

Isso porque, de acordo com especialistas, empresas estão cada vez mais considerando que os consumidores atuais possuem um perfil mobile first, consumindo informações principalmente através de seus smartphones.

A era da publicidade mobile

É através dos celulares que, atualmente, a maior parte da população se conecta a internet, inclusive no Brasil. Segundo o MMA Mobile Report, o brasileiro atual passa uma média de 3,5 horas diárias conectado ao smartphone, o que traz diversas oportunidades para as empresas.

Pensando nas futuras gerações, estes números devem continuar crescendo. Afinal, como já falamos aqui, 70% dos jovens da Geração Z (nascidos no fim da década de 90) nos Estados Unidos passam várias horas do dia ligados às redes sociais. Quando falamos dos millennials, apenas 34% deles ficavam ligados às redes sociais em 2003.

O consumidor atual já é digital e conectado. Ano após ano, por exemplo, vemos que as vendas através do smartphone crescem no e-commerce brasileiro. Com gerações de pessoas cada vez mais ligadas à internet, à comunicação e consumo rápido de informações, é apenas lógico que o mobile receba mais investimentos da publicidade.

É claro que a fatia que a publicidade mobile ocupa a nível mundial atualmente já é bastante grande. Segundo o Emarketer, 29.2% de todo o investimento global em publicidade é focado no conteúdo para smartphones, sendo que a expectativa para 2022 é que esse número suba para 40%. Dentro da publicidade digital, 70% de tudo que é feito já é focado no mobile.

Vídeos são tendência

Nos últimos anos, vimos conteúdos em vídeo crescerem muito, sendo os smartphones os grandes responsáveis por isso. Atualmente, ver vídeos no Youtube, Instagram e Facebook é algo absolutamente comum em nosso dia a dia, e tudo graças aos celulares.

Em 2018, segundo a Agência Magna, houve um crescimento de 33% nos investimentos em conteúdos de vídeo dentro da publicidade mobile. As estimativas só vão mostrar mais crescimento, já que o consumo de vídeo como um todo deve crescer.

Segundo a Ericsson, empresa referência mundial no ramo de telecomunicações, o tráfego de vídeos na internet deve crescer 110 exabytes por mês até 2023. Para se ter uma ideia, em 2017 o crescimento mensal no consumo de vídeos era de apenas 14 exabytes.

De modo geral, já sabemos que o futuro é da publicidade mobile. No entanto, as empresas precisam estar espertas para saber o que fazer, como fazer e para quem fazer.

Para saber em quais canais é necessário investir, que tipo de conteúdo criar e ter certeza da persona da marca, é necessário ter ajuda de profissionais do marketing digital. As agências como a Projetual possuem o know-how para fortalecer a presença digital de diversas marcas e, é claro, sempre consideramos o mobile.

Para saber mais sobre a importância da publicidade mobile, converse conosco. Podemos fazer uma consultoria personalizada para as demandas da sua marca. Esperamos seu contato! 😉


Por redação Projetual.