Redes sociais: saiba como destacar a sua marca no ambiente digital
Se você é lojista ou empreendedor, é muito provável que você já tenha ouvido falar em planejamento e produção de conteúdo para as redes sociais. Afinal, uma presença sólida no ambiente virtual é capaz de fortalecer o relacionamento com o público-alvo, aprimorar o posicionamento da marca no mercado e aumenta o poder de alcance.
Mas, em meio a tanta concorrência, você sabe o que fazer para destacar a sua marca nas redes sociais? Aliás, você conhece as vantagens que um posicionamento digital assertivo pode trazer para os seus negócios? Acompanhe o artigo desta semana e descubra essas e outras informações que irão potencializar a sua presença on-line. Não perca!
Por que investir em redes sociais?
Ao contrário do que possa parecer, as redes sociais não são apenas canais de comunicação e entretenimento. Pelo contrário, quando usadas de maneira estratégica, elas podem ser verdadeiras vitrines para produtos e serviços.
Para se ter uma ideia, segundo o Relatório de Visão Geral Global Digital 2022, realizado pela We Are Social e Hootsuite, as pessoas gastaram 12,5 trilhões de horas na internet, principalmente, nas redes sociais. Ou seja, é inegável o poder de alcance e de influência que as plataformas digitais possuem nos dias de hoje.
Em síntese, as redes sociais são ferramentas que podem impulsionar as estratégias de marketing e de vendas. Além disso, elas são essenciais para gerar oportunidades de negócio, atingir novos públicos e aumentar a credibilidade da marca perante a concorrência e clientes.
Vale lembrar que a sua marca não precisa estar em todas as redes sociais, ela deve estar onde o público com potencial de compra está. Em outras palavras, antes de criar o perfil on-line da sua empresa, é fundamental saber qual plataforma se encaixa melhor ao seu negócio, quais canais os concorrentes utilizam, quais redes sociais são as favoritas dos clientes e quais oferecem métricas de monitoramento de performance.
Quais vantagens as redes sociais podem trazer para a sua marca?
Além de visibilidade e divulgação, as redes sociais garantem outros benefícios. A seguir, conheça as principais vantagens que uma presença bem-estruturada nas páginas sociais pode trazer para os seus negócios.
- Aumenta a visibilidade e o poder de alcance;
- Contribui com o engajamento e tráfego orgânico;
- Possibilita a interação em tempo real;
- Atrai novos clientes;
- Traz credibilidade para a marca;
- Ajuda a construir uma base de consumidores fiéis.
Por fim, as redes sociais podem ser usadas em qualquer etapa da jornada de compra, isso porque elas são eficazes tanto na fase de prospecção de leads qualificados, quanto na fase de suporte ou fidelização.
Afinal, o que fazer para destacar a sua empresa nas redes sociais?
Como vimos, a empresa que se posiciona nas redes sociais tem mais chances de se aproximar do público-alvo e, como consequência, fazer mais negociações e novas vendas.
Mas, o que fazer para conquistar destaque nas páginas sociais? Descubra abaixo:
Tenha uma página atrativa e organizada
Sem dúvidas, um perfil atrativo, com layout organizado e sem excesso de informações impacta de maneira positiva. Inclusive, escolher as cores, tamanho da fonte e elementos visuais corretos é uma oportunidade para criar identificação com o cliente e futuro comprador.
Além disso, pode ser um instrumento de divulgação da identidade visual da sua marca, uma vez que é possível fazer as postagens com as cores e logomarca dos seus produtos e serviços.
Produza conteúdo útil e educativo
De fato, investir em marketing de conteúdo é uma estratégia que traz resultados expressivos. Isso porque ao publicar material que tenha utilidade para o cliente ou que ajude a solucionar possíveis problemas a sua marca consegue conquistar a atenção do público-alvo e tem mais chances de ser a escolhida quando esse mesmo cliente decidir efetuar a compra.
Por isso, ao desenvolver a página social da sua empresa, priorize conteúdos que sejam de interesse do seu cliente e que, ao mesmo tempo, sejam capazes de conduzi-los para a compra.
Divulgue informações atuais e relevantes
Outra ação que pode alavancar a popularidade da sua marca nas redes sociais é divulgar informações atuais e relevantes sobre a sua área de atuação.
Por exemplo, se você atua no mercado automotivo, é interessante fazer postagens sobre a variação no preço dos combustíveis, os veículos mais vendidos nos últimos meses, lançamentos das principais montadoras, entre outros.
Aposte em fotos e vídeos de boa qualidade
Como sabemos, o conteúdo visual tem muito impacto nas redes sociais, em especial, no Youtube, Facebook, Instagram e TikTok.
Por isso, use essas plataformas a favor da sua marca e disponibilize para o público-alvo fotos e vídeos para divulgar os seus produtos, os diferenciais e a forma de funcionamento de cada item. Ainda mais, aproveite para mostrar como os serviços funcionam e apresente o lado humano da sua empresa (os integrantes da equipe e quem fica nos bastidores). Com essas iniciativas simples, o seu perfil empresarial consegue ser mais objetivo e ter mais destaque.
Conclusão
Se você deseja mais informações ou tem o objetivo de aprimorar o seu posicionamento digital, entre em contato com a nossa equipe de especialistas e agende já a sua consultoria.
Afinal de contas, acompanhar as evoluções do mercado e atualizar os conhecimentos são fatores decisivos para uma trajetória de sucesso.
Não perca tempo! Invista no seu potencial!
Fonte: Imagem – www.pexels.com