Destaque no marketing digital de 2019

Revisitar o passado, observando seus acontecimentos, é uma boa forma de estudar como será o desenvolvimento das próximas tendências. Afinal, a curva de aprendizagem dos usuários, pode dizer muito sobre o que vem por aí. Veja como as tendências de 2019 podem gerar novos caminhos em 2020:

1. A inteligência artificial ganha novas dimensões

Diferente do que se imaginava nos filmes do início da década passada, a inteligência artificial ainda não investe em cópias humanas, mas sim na automatização de serviços como forma de facilitar a vida dos consumidores.

Duas boas práticas que ganharam destaque em 2019 foi a automatização dos processos administrativos feitos pelo Walmart e os chatbots com voz, desenvolvidos pela empresa Eleven.

Em 2020, a promessa é de que a experiência do usuário com bots de automação seja ainda melhor e mais satisfatória, trazendo novos produtos e serviços baseados em reconhecimento facial e de voz.

2. A privacidade de dados leva ao atendimento personalizado

Se em 2019 as empresas estavam preocupadas em proteger a Big Data, agora é a vez dos clientes sentirem o reflexo do cuidado com seus dados. Por isso, chats privados para a comunicação com o cliente, que atualmente já são utilizados, tendem a crescer.

O usuário não só quer o sigilo de suas informações, como também poder se expressar livremente em um canal direto com a empresa (sem estar aberto ao público como em um tweet de reclamação ou comentários em posts do Facebook).

Para isso, o Whatsapp Business será cada vez mais requisitado, sendo um excelente mecanismo para levar também promoções exclusivas aos clientes.

3. Da Big Data de nicho a personalização da experiência

A Big Data possibilitou mapear os dados dos clientes em diversos canais e gerar informações relevantes para as empresas.

Agora é a vez de personalizar esses dados, não apenas separando por nichos, mas também por indivíduos.

Segundo pesquisa da Accenture Interactive, 91% dos usuários são mais propícios a fazerem compras de ofertas relevantes aos seus interesses. Uma tendência que pode ser aplicada diretamente em Facebook Ads e e-mail marketing.

4. Depois do sucesso dos vídeos, chegou a vez dos podcasts

Se a alguns anos os vídeos tomaram conta da internet, agora o conteúdo em áudio está em franca expansão.

Do sucesso crescente de streams no Spotify a inteligência artificial aplicada nas casas com Google Home, a tendência é de que surjam cada vez mais produtos para satisfazer a audição, assim como podcasts e áudio-blogs.

Tudo para se adequar a vida corrida do homem moderno, que quer consumir informação de qualidade, porém passa muito tempo em trânsito, por exemplo, e não pode parar para fazer uma boa leitura.

Não existe fórmula mágica, para criar estratégias de valor no marketing digital é preciso que haja muito estudo e análise. O ano de 2020 trará reflexos do que foi implantado em 2019, somado ao comportamento do público e de novas necessidades geradas pelo mercado.

Fique de olho também em realidade aumentada e não esqueça do conceito omnichannel para atingir seu cliente.

Quer saber mais novidades sobre marketing digital? Então cadastre-se para receber nossa newsletter preenchendo os campos na caixa laranja no topo da página.