Certamente, você já viu muitos posts com hashtags. Alguns, inclusive, têm tantas delas que é até difícil entender do que se trata. Muito populares nas redes sociais, principalmente no Instagram, essas marcações caíram também no gosto das empresas.

E como usar as hashtags de maneira correta e estratégica para a imagem e o conteúdo que a empresa distribui? É realmente adequado a utilizá-las no contexto corporativo? Fique tranquilo, pois é exatamente sobre isso que falamos a seguir. Confira!

O que são as hashtags afinal?

Para começar, é importante saber o que é e para que serve uma hashtag. Trata-se de uma marcação de termos que os transforma em hiperlinks. Assim, quando o sinal jogo da velha (#) antecede uma palavra, ela vira um link que direciona para outro local.

E, nesse local, se encontram outros conteúdos que também utilizaram aquela marcação. É um recurso que serve para direcionar conteúdos e facilitar as buscas por assuntos relacionados.

Por que é interessante utilizá-las?

Além de estarem entre as preferências e os hábitos dos usuários das redes sociais, as hashtags podem colaborar com a estratégia de conteúdo e a presença on-line da companhia como um todo. Veja, a seguir, alguns motivos para adotá-las:

  • permite que a marca seja encontrada por interessados em determinado tema;
  • reforça o posicionamento da empresa;
  • amplia a visibilidade do conteúdo da companhia;
  • possibilita mais interações e possíveis laços com o público;
  • não tem custo adicional.

Como usar hashtags estrategicamente?

Veja, a seguir, quatro práticas fundamentais para usar as hashtags de forma coerente com cada rede, sem errar ou pecar pelo excesso. Vamos lá!

Pesquise o significado de cada hashtag

Antes de publicar uma hashtag vinculada à sua marca, verifique em que contexto ela é usada e com qual sentido. Isso é muito importante, pois pode acontecer de, no ambiente digital, ela estar associada a uma ideia ou acontecimento que não tem a ver com a visão da empresa ou que pode até prejudicar sua imagem. Então, pesquise sempre!

Não use hashtags para frases e várias palavras

Uma frase inteira em uma mesma hashtag ou uma hashtag para cada palavra são práticas que comprometem a credibilidade do conteúdo. Isso porque demonstram falta de profissionalismo ao dificultar a leitura e podem até causar uma certa antipatia por parte do público. E é claro que ninguém quer isso para sua empresa.

Use hashtags relacionadas à empresa

Evite usar hashtags aleatórias e insira em suas publicações apenas aquelas que se relacionam ao universo da empresa, que estão alinhadas com o conteúdo e que fazem sentido para suas personas. Hashtags aleatórias não trazem benefício para o conteúdo e ainda podem fazê-lo perder consistência.

Dica especial: crie sua própria hashtag

A personalidade da marca é imprescindível para a boa presença digital. Crie uma ou mais hashtags que falem diretamente sobre a marca e façam sentido somente para sua empresa. Assim, você tem em mãos mais um recurso para se diferenciar da concorrência e se destacar.

Agora que você sabe como usar hashtags, é hora de inseri-las no planejamento de conteúdo e incrementar as ações feitas nas redes sociais.

E aí, gostou das dicas? Então, continue conosco e aproveite para aprender mais sobre como usar as hashtags. Boa leitura!