Saiba como sua empresa pode usar hashtags sem exageros

Saiba como sua empresa pode usar hashtags sem exageros

Certamente, você já viu muitos posts com hashtags. Alguns, inclusive, têm tantas delas que é até difícil entender do que se trata. Muito populares nas redes sociais, principalmente no Instagram, essas marcações caíram também no gosto das empresas.

E como usar as hashtags de maneira correta e estratégica para a imagem e o conteúdo que a empresa distribui? É realmente adequado a utilizá-las no contexto corporativo? Fique tranquilo, pois é exatamente sobre isso que falamos a seguir. Confira!

O que são as hashtags afinal?

Para começar, é importante saber o que é e para que serve uma hashtag. Trata-se de uma marcação de termos que os transforma em hiperlinks. Assim, quando o sinal jogo da velha (#) antecede uma palavra, ela vira um link que direciona para outro local.

E, nesse local, se encontram outros conteúdos que também utilizaram aquela marcação. É um recurso que serve para direcionar conteúdos e facilitar as buscas por assuntos relacionados.

Por que é interessante utilizá-las?

Além de estarem entre as preferências e os hábitos dos usuários das redes sociais, as hashtags podem colaborar com a estratégia de conteúdo e a presença on-line da companhia como um todo. Veja, a seguir, alguns motivos para adotá-las:

  • permite que a marca seja encontrada por interessados em determinado tema;
  • reforça o posicionamento da empresa;
  • amplia a visibilidade do conteúdo da companhia;
  • possibilita mais interações e possíveis laços com o público;
  • não tem custo adicional.

Como usar hashtags estrategicamente?

Veja, a seguir, quatro práticas fundamentais para usar as hashtags de forma coerente com cada rede, sem errar ou pecar pelo excesso. Vamos lá!

Pesquise o significado de cada hashtag

Antes de publicar uma hashtag vinculada à sua marca, verifique em que contexto ela é usada e com qual sentido. Isso é muito importante, pois pode acontecer de, no ambiente digital, ela estar associada a uma ideia ou acontecimento que não tem a ver com a visão da empresa ou que pode até prejudicar sua imagem. Então, pesquise sempre!

Não use hashtags para frases e várias palavras

Uma frase inteira em uma mesma hashtag ou uma hashtag para cada palavra são práticas que comprometem a credibilidade do conteúdo. Isso porque demonstram falta de profissionalismo ao dificultar a leitura e podem até causar uma certa antipatia por parte do público. E é claro que ninguém quer isso para sua empresa.

Use hashtags relacionadas à empresa

Evite usar hashtags aleatórias e insira em suas publicações apenas aquelas que se relacionam ao universo da empresa, que estão alinhadas com o conteúdo e que fazem sentido para suas personas. Hashtags aleatórias não trazem benefício para o conteúdo e ainda podem fazê-lo perder consistência.

Dica especial: crie sua própria hashtag

A personalidade da marca é imprescindível para a boa presença digital. Crie uma ou mais hashtags que falem diretamente sobre a marca e façam sentido somente para sua empresa. Assim, você tem em mãos mais um recurso para se diferenciar da concorrência e se destacar.

Agora que você sabe como usar hashtags, é hora de inseri-las no planejamento de conteúdo e incrementar as ações feitas nas redes sociais.

E aí, gostou das dicas? Então, continue conosco e aproveite para aprender mais sobre como usar as hashtags. Boa leitura!

COMPARTILHE: