Você já está preparando seu e-commerce para a próxima data comercial do varejo, a Semana do Brasil? Lançada oficialmente nesta quarta-feira, 28, o evento acontecerá do dia 6 ao dia 15 de setembro.

Essa iniciativa foi anunciada pelo governo como uma espécie de “Black Friday” brasileira, a partir de um movimento integrado entre o poder público e a iniciativa privada, os comércios serão incentivados a realizar promoções, movimentando a economia nacional.

A escolha da data foi pensada não somente para movimentar o mês de setembro, atualmente um mês com pouca importância comercial, mas também para incentivar o patriotismo do dia 7 de setembro, aniversário da independência do país.

“Setembro é um mês de baixo apelo promocional, mas importante por ser um termômetro de confiança que antecede o último trimestre de cada ano. Queremos criar um evento para aquecer a economia, juntamente com o resgate do patriotismo, como acontece em outros países”, diz Marcelo Silva, presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).

De acordo com o governo, mais de 300 empresas confirmaram que farão parte da “Semana do Brasil”. Bancos como Bradesco, Banco Pan, BNB, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil deverão oferecer facilidades para obtenção de crédito e pagamento de dívidas.

Veja também: Como melhorar a taxa de conversão de vendas de seu e-commerce.

Mas como será a aderência do público na Semana do Brasil?

Um outro fator interessante da semana, além de pouco comentado, é que 15 de setembro é o Dia do Cliente. Uma pesquisa da Social Miner, realizada em parceria com a Opinion Box, revela que apesar de 55,5% do público nunca ter ouvido falar na data antes, 43% deseja aproveitar as ofertas do Dia do Cliente, e outros 37,3% ainda pode ser convencido a comprar.

Além disso, a pesquisa determinou os fatores mais relevantes para o sucesso de empresas e marcas durante a data: preços competitivos e boas condições de entrega, esses são fatores decisivos para as pessoas escolherem uma loja.

A experiência online na hora da compra também não fica muito para trás na escala de importância, cerca de 57,2% do público é influenciado pela mesma na hora de tomar uma decisão de compra — inclusive aqueles consumidores que optam por comprar em lojas físicas.

Agora que já está por dentro da Semana do Brasil, não se esqueça de se preparar! Nossa equipe Projetual está sempre disponível para repensar e/ou melhorar a presença digital de seu negócio. Converse conosco. 😉

Para saber mais sobre a Semana do Brasil ou se cadastrar na iniciativa é só clicar aqui.